A importância da formação continuada para os professores, reflexões sobre o PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Fabiana Thomé da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorMarcondes, Janilce Andrade da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:54:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:54:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55585-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55585-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Fabiana Thomé da Cruz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esse artigo é o resultado de uma preocupação que nasce de acompanhar o trabalho pedagógico dos professores no cotidiano da escola pública. Percebe-se nesse contexto a dificuldade de rever práticas consolidadas, inovar e ter uma olhar mais reflexivo sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula. Para viabilizar esse outro olhar, o professor precisa ter a oportunidade de frequentar programas de formação continuada de qualidade, como os desenvolvidos em parceria com as universidades públicas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é uma dessas iniciativas que está trazendo bons resultados. Trabalhando com jogos e problematização através do jogo, leitura deleite, literatura e alfabetização a partir dos textos, um trabalho contextualizado e com significado, vem mostrando que é possível tornar o aprendizado uma atividade lúdica e prazerosa para a criança e para o docente. Em que pesem críticas à forma como foi implementado, com a priorização de determinados grupos de professores, em detrimento de outros, é sem dúvida uma iniciativa de valorização da formação do professor em exercício na rede pública de ensino e, por conseguinte, um investimento concreto na melhoria da qualidade do ensino público. O artigo faz uma breve retrospectiva sobre as reformas educacionais e sua repercussão para o trabalho docente, e propõe a reflexão sobre alguns planos de formação continuada para professores que estão em andamento, com destaque para o PNAIC.-
Formato: dc.format17 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Educação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Título: dc.titleA importância da formação continuada para os professores, reflexões sobre o PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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