
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Elaine Fernandes Moya | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:11:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:11:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/55563 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55563 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Ademir Aparecido Pinhelli Mendes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O artigo tem como objetivo analisar os aspectos do trabalho do coordenador pedagógico no cotidiano escolar, visando contribuir para que os professores possam entender quais as funções na escola, tendo como enfoque sua atuação no cotidiano escolar, de maneira eficaz envolvendo o coletivo a fim de facilitar o conhecimento dos professores e comunidade escolar. Revisar e refletir sobre as práticas pedagógicas levada ao educador e consequentemente a escola. Dentre as pesquisas bibliográficas de diversos autores entre eles: Saviani (1991, Luckesi (1990), Freire (1996), Libâneo (2001), Vasconcellos (2006), Veiga (1995), percebeuse crescente preocupação em torno em torno das atividades que o coordenador pedagógico realiza dentro da escola. Desenvolver uma pesquisa é algo trabalhoso, pois requer do pesquisador um olhar crítico e reflexivo, a mesma reflete a uma observação da prática e abrangência da coordenação pedagógica, que até então todo o trabalho de orientação fica sob a sua responsabilidade ou da direção. | - |
| Formato: dc.format | 17 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Supervisão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
| Título: dc.title | Atuação do coordenador pedagógico no cotidiano escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: