Síndrome de Burnout, uma reflexão sobre possíveis causas do adoecimento docente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Fabiana Thomé da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorKazeker, Elaine Cristina Marcondes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:12:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:12:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55562-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55562-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Fabiana Thomé da Cruz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento na literatura sobre a Síndrome de Burnout, seu conceito, além de uma reflexão sobre as possíveis causas do adoecimento docente, consequências e tratamento. Realizou-se uma revisão bibliográfica exploratória, na base de dados Scielo, bem como em livros, revistas e teses. O estudo parte da observação de que esta questão vem atingindo com maior freqüência os(as) professores (as) do município de Porto Amazonas, que enfrentam situações de comprometimento e desmotivação com o trabalho escolar. Isto acaba por acarretar problemas de saúde e afastamento temporário (ou até definitivo) do trabalho. Deste modo, buscando maiores informações sobre a Síndrome de Burnout, foi possível, ao aprofundar o estudo, compreender com maior clareza as situações enfrentadas por estes profissionais em sala de aula. Além disso, o estudo em questão pretende contribuir para que estes profissionais busquem, através das informações, o tratamento adequado. Tratamento que deve ser a partir de um diagnóstico profissional, evitando assim, um problema de saúde sério e que pode se tornar crônico; e entraves que possam prejudicar o desenvolvimento do trabalho pedagógico com os estudantes. Tais cuidados, talvez, possam preservar a saúde do profissional e possibilitar que ele mantenha uma relação mais consciente e humanizada com o trabalho.-
Formato: dc.format15 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Stress ocupacional-
Título: dc.titleSíndrome de Burnout, uma reflexão sobre possíveis causas do adoecimento docente-
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