A construção do plano de trabalho docente interdisciplinar no Ensino Médio Integrado : entraves e possibilidades

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Autor(es): dc.contributorCruz, Fabiana Thomé da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorHoffmann, Draudi Maria Albach-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:33:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:33:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55561-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55561-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Fabiana Thomé da Cruz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho de pesquisa-ação relata e descreve o Trabalho de Conclusão do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-Universidade Federal do Paraná – UFPR.A implementação da proposta visou discutir ações pedagógicas, que possibilitaram organizar, planejar e desenvolver ações metodológicas de forma interdisciplinar pelos professores do Curso Técnico de Nível Médio Integrado do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola da Lapa, objetivando através de pesquisa levar ao conhecimento dos mesmos um diagnóstico em relação ao reconhecimento dos sujeitos inseridos no curso, suas expectativas quanto aos conhecimentos adquiridos e a formação técnica, bem como a importância desta na efetiva concretização de seus estudos, instrumentalizando-os para inserção no mundo do trabalho. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: oficinas, encontros pedagógicos, estudo em grupo, análise de conteúdo do instrumento de pesquisa e atividades realizadas no desenvolvimento do trabalho, embasados na legislação prescrita e teorização de autores que tratam os temas. A pesquisa teve como problematização identificar os sujeitos do ensino médio integrado e a construção do Plano de Trabalho Docente Interdisciplinar a partir do reconhecimento dos sujeitos, os quais fazem parte de nosso contexto escolar, considerando as possibilidades e entraves no processo de construção de uma proposta que possibilite o diálogo a partir dos conceitos contidos em conteúdos de uma determinada disciplina, relacionando-os aos conceitos das várias disciplinas que compõem a grade curricular do curso. O desafio dessa proposta foi repensar com professores efetivos da área de Formação Geral e área Técnica, acerca do processo de ensino e a aprendizagem, numa perspectiva pedagógica interativa com prática docente interdisciplinar e suas contribuições para com a formação acadêmica de nossos educandos. Com esse trabalho percebeu-se, por parte da escola uma mudança de postura pedagógica, de responsabilidade e compromisso coletivo, assumido no espaço da sala de aula, como prática efetiva.-
Formato: dc.format54 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da aprendizagem-
Título: dc.titleA construção do plano de trabalho docente interdisciplinar no Ensino Médio Integrado : entraves e possibilidades-
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