A gestão do clima organizacional e seu impacto sobre a qualidade percebida dos serviços

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Autor(es): dc.contributorSteiner Neto, Pedro José, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Empresarial-
Autor(es): dc.creatorRezende, Daniela de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:13:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:13:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/55548-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55548-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Pedro Jose Steiner Neto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo deste trabalho é realizar, através da pesquisa bibliográfica, um estudo que demonstre que a gestão adequada do clima organizacional impacta positivamente na qualidade percebida dos serviços. A gestão do clima organizacional pode ser realizada através da observância e manutenção das variáveis organizacionais e de fatores-chave, como: a cultura organizacional, a motivação dos funcionários e a liderança ou o estilo de liderança dos dirigentes. Parte-se da premissa que o clima organizacional, constituindo-se das percepções e do grau de satisfação dos funcionários com relação ao seu ambiente e condições de trabalho, pode influenciar os comportamentos dos indivíduos nas organizações. Tais comportamentos conduziriam ao alcance da qualidade, caso o clima organizacional fosse favorável. Para efeitos deste trabalho, o estudo da qualidade foi delimitado à qualidade de prestação de serviços e, mais especificamente, à qualidade dos serviços percebida pelo cliente, uma vez que esta é determinada, especialmente, pelas interações entre os clientes internos (funcionários) da empresa e os clientes externos (consumidores). Este trabalho visa demonstrar que a satisfação dos funcionários está diretamente vinculada à satisfação do cliente externo, e que organizações que desejam obter resultados positivos em prol da qualidade, competitividade e produtividade necessitam cultivar uma constante preocupação e gestão adequada do elemento humano, bem como do clima organizacional em que este está inserido-
Formato: dc.format90 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectClima organizacional-
Título: dc.titleA gestão do clima organizacional e seu impacto sobre a qualidade percebida dos serviços-
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