Os sistemas de avaliação em larga escala como norteadores do currículo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Fabiana Thomé da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSilva, Aniele Andrade da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:27:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:27:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55527-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55527-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Fabiana Thomé da Cruz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : No Brasil, as avaliações em larga escala são realizadas com o objetivo de subsidiar a criação e a modificação de políticas educacionais, bem como buscar a melhoria da qualidade escolar. Percebese também que elas norteiam o currículo escolar, pois, a partir delas, define-se as disciplinas que terão prioridade no processo de avaliação, como é o caso da Prova Brasil, que avalia a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Desta forma, este trabalho tem como objetivo refletir sobre de que forma as avaliações em larga escala podem ser utilizadas como estratégia para a melhoria da qualidade na educação; e quais são os impactos no desempenho e trabalho docente, na gestão escolar e na construção do currículo escolar das escolas públicas brasileiras. Para se alcançar o objetivo proposto, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, tendo como aporte teórico os estudos de Perrenoud (2007); Souza (2003), entre outros. Entende-se que o currículo escolar trás consigo uma construção histórica e social, a qual sofre intercorrência ao longo do tempo, principalmente pelas ações educacionais e políticas vigentes. Portanto, busca-se descrever sobre a importância do currículo escolar e sua evolução ao longo do tempo. Com relação às avaliações em larga escala, percebe-se que elas tem influenciado na organização e implementação do currículo da Educação Básica, principalmente através da mudança de conteúdos e novas práticas pedagógicas para o trabalho escolar, que precisam ser reajustadas em prol dos resultados obtidos nas avaliações, mas que dão a possibilidade de professores e gestores desenvolverem práticas pedagógicas diferenciadas e capazes de desenvolver competências e habilidades nos alunos de forma significativa.-
Formato: dc.format17 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Título: dc.titleOs sistemas de avaliação em larga escala como norteadores do currículo-
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