Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Priscilla Placha | - |
Autor(es): dc.contributor | Pazello, Ricardo Prestes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Gabriela Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:43:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:43:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/55498 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55498 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Priscilla Placha Sá. Coorientador: Ricardo Prestes Pazello | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho busca traçar um esboço de perfil de estudante de graduação em direito da Universidade Federal do Paraná diante da questão criminal no que toca à incidência dos dispositivos "criminologia midiática" e "educação jurídica criminal", os quais são encarados como disseminadores de ideologias conservadoras da ordem. O primeiro conceito liga-se ao punitivismo, enquanto o segundo relaciona-se a um modelo liberal-normativista-individualista no qual o tecnicismo na educação intensifica a produção de um senso comum teórico dos juristas. O trabalho almeja, ademais, uma abertura da produção acadêmica jurídica para a pesquisa empírica, de modo a se desafiar a hermeticidade normalmente observada. A elaboração do trabalho conta com a pesquisa bibliográfica na construção da base teórica que orienta a aproximação frente aos dados coletados. Essa, por sua vez, se dá pelos método hermenêutico-dialético e pela análise de conteúdos. Não se pretende, porém, a redução da realidade das/os estudantes às informações apresentadas, servindo o perfil delineado para novas reflexões sobre as principais temas em análise. Nesse sentido, percebe-se uma faísca estudantil na direção de uma educação que promova uma postura mais ativa, bem como um relativo afastamento da postura punitivista da criminologia midiática em nível superficial, o que não se mantém em observação mais profunda, não afastando totalmente, porém, sua orientação progressista. | - |
Formato: dc.format | 90 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criminologia | - |
Título: dc.title | Criminologia midiática e educação jurídica criminal : análise de seus impactos na percepção de estudantes de direito sobre a questão criminal | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: