Criminologia midiática e educação jurídica criminal : análise de seus impactos na percepção de estudantes de direito sobre a questão criminal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Priscilla Placha-
Autor(es): dc.contributorPazello, Ricardo Prestes-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Gabriela Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:43:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:43:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/55498-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55498-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Priscilla Placha Sá. Coorientador: Ricardo Prestes Pazello-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho busca traçar um esboço de perfil de estudante de graduação em direito da Universidade Federal do Paraná diante da questão criminal no que toca à incidência dos dispositivos "criminologia midiática" e "educação jurídica criminal", os quais são encarados como disseminadores de ideologias conservadoras da ordem. O primeiro conceito liga-se ao punitivismo, enquanto o segundo relaciona-se a um modelo liberal-normativista-individualista no qual o tecnicismo na educação intensifica a produção de um senso comum teórico dos juristas. O trabalho almeja, ademais, uma abertura da produção acadêmica jurídica para a pesquisa empírica, de modo a se desafiar a hermeticidade normalmente observada. A elaboração do trabalho conta com a pesquisa bibliográfica na construção da base teórica que orienta a aproximação frente aos dados coletados. Essa, por sua vez, se dá pelos método hermenêutico-dialético e pela análise de conteúdos. Não se pretende, porém, a redução da realidade das/os estudantes às informações apresentadas, servindo o perfil delineado para novas reflexões sobre as principais temas em análise. Nesse sentido, percebe-se uma faísca estudantil na direção de uma educação que promova uma postura mais ativa, bem como um relativo afastamento da postura punitivista da criminologia midiática em nível superficial, o que não se mantém em observação mais profunda, não afastando totalmente, porém, sua orientação progressista.-
Formato: dc.format90 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCriminologia-
Título: dc.titleCriminologia midiática e educação jurídica criminal : análise de seus impactos na percepção de estudantes de direito sobre a questão criminal-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.