Quando Dogville mostra os dentes : o efeito-leitor e as desordens morais no discurso fílmico de Lars von Trier

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Autor(es): dc.contributorHansen, Fábio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação-
Autor(es): dc.creatorMoleta, Cintia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:56:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:56:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55462-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Fábio Hansen-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Defesa : Curitiba, 28/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.196-204-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo o filme Dogville, de 2003, do diretor Lars von Trier, visando responder à seguinte pergunta de pesquisa: como o efeito-leitor produz efeitos de sentido sobre a moral no discurso fílmico de Dogville? Para respondê-la, foi preciso examinar as condições de produção de Dogville, considerando a relação entre o discurso cinematográfico e o discurso fílmico; interpretar as posições-sujeito que ocupam os personagens Grace, Chuck e The Big Man, de acordo com a formação discursiva referente à moral a que se assujeitam; e analisar a imagem que o diretor de Dogville faz sobre seu leitor virtual, bem como a imagem que ele faz sobre o imaginário deste leitor virtual acerca do filme e do discurso sobre a moral no filme. Para atingir tais objetivos, foi utilizada a abordagem teórico-metodológica da análise do discurso de linha francesa, com os conceitos de efeito-leitor, formação discursiva e ideológica, posição-sujeito, formações imaginárias, interdiscurso e pré-construído, dialogando ainda com a moral nietzschiana e o conceito de institucionalização de Berger e Luckmann. Como resultados dessa análise, desconstruímos o efeito de homogeneidade do filme, tanto a partir de uma formação discursiva do cinema tradicional como de uma formação discursiva da moral tradicional. Embora haja um efeito de sentido produzido na instância de um leitor, os sentidos se dividem, não há como controlá-los. Temos que a formação discursiva atua, assim, como um espaço de ambiguidade e contradição, possibilitando com que saberes controversos - a moralidade e a imoralidade - possam conviver e ser legitimados na sociedade. É dessa maneira que as relações imaginárias entre autor/leitor virtual/moral e filme criam e recriam os sentidos fílmicos, revelando o funcionamento da ideologia na análise do discurso e colocando o leitor como uma espécie de "coautor" de Dogville. Palavras-chave: Cinema. Dogville. Moral. Efeito-leitor. Análise do Discurso.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This present dissertation has as object of study the 2003 film Dogville, by director Lars von Trier, and aims to answer the following research question: how does the reader-effect produces effects of sense on morality in the filmic discourse of Dogville? In order to answer this question it was necessary to examine the production conditions of Dogville, considering the relation between the cinematographic discourse and the filmic discourse; to interpret the subject-positions occupied by the characters Grace, Chuck and The Big Man, according to the discursive formation regarding the morality to which they are subject; and analyze the image that the director of Dogville has about his virtual reader, as well as the image he makes of the imagery of this virtual reader about the film and the moral discourse in the film. In order to reach these objectives, we used the theoretical-methodological approach of French discourse analysis, with the concepts of reader-effect, discursive and ideological formation, subject-position, imaginary formations, interdiscourse and pre-constructed, dialoguing with the nietzschean moral and Berger and Luckmann's concept of institutionalization. As a result of this analysis, we deconstruct the homogeneity effect of the film, both from a discursive formation of traditional cinema and from a discursive formation of traditional morality. Although there is an effect of sense produced in the instance of a reader, the senses divide themselves, there is no way to control them. We consider that the discursive formation acts as a space of ambiguity and contradiction, providing that controversial knowledge - morality and immorality - can live and be legitimized in society. It is in this way that the imaginary relations between author/virtual reader/moral and film create and recreate the filmic senses, revealing the ways ideology functions in discourse analysis and placing the virtual reader as a kind of "co-author" of Dogville. Keywords: Cinema. Dogville. Moral. Reader-Effect. Discourse Analysis.-
Formato: dc.format204 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCinema - Analise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - Discurso moral-
Título: dc.titleQuando Dogville mostra os dentes : o efeito-leitor e as desordens morais no discurso fílmico de Lars von Trier-
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