O processo de produção de notícias dos jogos paralímpicos 2016 : rotinas, critérios e valores do jornalismo esportivo paraolímpico

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Autor(es): dc.contributorSouza, Doralice Lange de-
Autor(es): dc.contributorSolves Almela, Jose-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorSantos, Silvan Menezes dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:52:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:52:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55459-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55459-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Doralice Lange de Souza-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador: Prof. Dr. Jose Solves Almela-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 23/02/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.277-288-
Descrição: dc.descriptionResumo: O esporte paraolímpico passa por um processo de espetacularização, visto que tem se aproximado dos meios de comunicação de massa, tem sido apropriado por grupos de mídia e tem se adaptado às demandas midiáticas em diversos países, não sendo diferente no Brasil. Reconhecemos, também, que por conta do potencial que os meios de comunicação de massa possuem, o esporte paraolímpico está sendo incluido na agenda da cultura esportiva global, tanto como manifestação de prática corporal, quanto como fenômeno a ser vendido e consumido. Além disso, reconhecendo ações que as instituições gestoras do esporte paraolímpico têm desenvolvido no sentido de qualificar a cobertura midiática dele, tanto no âmbito internacional como no nacional, o objetivo deste trabalho foi caracterizar o processo de produção de notícias sobre o esporte e os atletas paraolímpicos realizado por jornalistas esportivos na cobertura dos Jogos Paralímpicos Rio/2016. Em específico, os objetivos foram caracterizar as condições de produção e a rotina produtiva de notícias, identificar critérios de noticiabilidade definidos por jornalistas esportivos na cobertura do esporte paraolímpico e identificar valores-notícia mobilizados por eles durante a cobertura dos Jogos Paralímpicos Rio/2016. Esta pesquisa caracterizou-se como um estudo descritivo com abordagem qualitativa, inspirada em alguns elementos dos estudos de newsmaking. Optamos por recolher os dados por via de entrevistas semiestruturadas com os jornalistas interlocutores do estudo após a realização do megaevento esportivo. Foram entrevistados para o estudo 15 jornalistas/editores de diferentes grupos de mídia e jornais do país, os quais realizaram a cobertura dos JP Rio/2016. Dos 15 interlocutores do estudo, cinco eram editores de esporte e os outros dez eram repórteres dos respectivos jornais/grupos de mídia no momento da cobertura dos JP. Em síntese, podemos caracterizar que o esporte paraolímpico aparenta estar se inserindo na cultura esportiva através de uma mediação jornalística e midiática, cujo discurso tem reproduzido práticas tradicionalmente exercidas com as demais manifestações do esporte midiatizadas e espetacularizadas até então. Como forma de atender aos interesses comerciais da indústria midiática, apesar de os jornalistas esportivos demonstrarem reconhecer a relevância social e esportiva do esporte paraolímpico como prática corporal inclusiva para pessoas com deficiência, eles tendem a continuar enfocando a produção noticiosa nas dimensões objetivas da competição esportiva - como a sobrevalorização das vitórias e das medalhas - e nas dimensões subjetivas, que podem operar como elo identificador da venda do produto midiático-esportivo ao público consumidor - tais como a dialética global-local e a dramatização da cobertura jornalística do esporte paraolímpico. Palavras-chave: Esporte Paraolímpico. Mídia. Jornalismo Esportivo. Produção de notícias.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The Paralympic sport undergoes a process of spectacularization, since it has approached the mass media, has been appropriated by media groups and has adapted to the media demands in several countries, being no different in Brazil. We also recognize that because of the potential of the mass media, Paralympic sport is being included in the global sports culture agenda, both as a manifestation of body practice and as a phenomenon to be sold and consumed. In addition, recognizing the actions that the Paralympic sport management institutions have developed in order to qualify their media coverage, both internationally and nationally, the objective of this work was to characterize the process of producing news about the sport and Paralympic athletes carried out by sports journalists covering the Rio / 2016 Paralympic Games. Specifically, the objectives were to characterize the production conditions and production routine of news, to identify journalistic criteria defined by sports journalists in the coverage of the Paralympic sport and to identify news values mobilized by them during the coverage of the Paralympic Games Rio / 2016. This research was characterized as a descriptive study with a qualitative approach, inspired by some elements of the studies of newsmaking. We chose to collect the data through in-depth interviews with the journal's interlocutors after the sports mega event. Were interviewed for the study 15 journalists / editors from different media groups and newspapers in the country, who covered the coverage of JP / 2016. Of the 15 interlocutors in the study, five were sports editors and the other ten were reporters from their respective newspapers / media groups at the time of JP coverage. In summary, we can characterize that the Paralympic sport appears to be entering the sports culture through a journalistic and mediatic mediation, whose discourse has reproduced practices traditionally exercised with the other manifestations of the sport mediatized and spectacularized until then. As a way to cater to the commercial interests of the media industry, while sports journalists demonstrate that they recognize the social and sporting relevance of Paralympic sport as an inclusive bodily practice for people with disabilities, they tend to continue to focus news production on the objective dimensions of sports competition - such as the overvaluation of victories and medals - and in the subjective dimensions that can act as an identifiable link in the sale of the media-sport product to the consumer public - such as the global-local dialectic and the dramatization of journalistic coverage of the Paralympic sport. Keywords: Paralympic Sports. Media. Sports Journalism. Newsmaking.-
Formato: dc.format289 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEsportes-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Título: dc.titleO processo de produção de notícias dos jogos paralímpicos 2016 : rotinas, critérios e valores do jornalismo esportivo paraolímpico-
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