Ensino de pronúncia sob a perspectiva do inglês como língua franca : crenças e práticas de professores de inglês do CELIN-UFPR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKluge, Denise Cristina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorHaus, Camila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:20:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:20:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55453-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55453-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof. Dr. Denise Cristina Kluge-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 29/03/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 131-137-
Descrição: dc.descriptionResumo: Seja por razões políticas, históricas ou ideológicas, o inglês se tornou um idioma global de comunicação entre falantes de diferentes línguas. Tendo em vista tal realidade, esta pesquisa investiga o ensino de pronúncia no Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), considerando a função do Inglês como Língua Franca (ILF). Tal conceito é aqui tomado sob uma perspectiva translíngue, com base nas pesquisas de Canagarajah (2007; 2013), Pennycook (2008), Jenkins (2015), entre outros. O objetivo geral deste trabalho é identificar as crenças e práticas de dois professores de inglês a respeito de pronúncia, bem como de que forma este conjunto se relaciona com ILF. No cenário de ILF, o ensino de pronúncia se torna mais complexo ao considerarmos questões como modelo de falante nativo, inteligibilidade, e a heterogeneidade das situações comunicativas. A fim de alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Primeiramente, um questionário inicial foi aplicado para a equipe docente de língua inglesa do Celin, como instrumento para seleção dos participantes. A partir das informações coletadas, dois professores foram selecionados. Ao longo de um semestre, os participantes responderam a quatro entrevistas e as aulas de uma turma de cada um foram observadas. Os dados foram categorizados e analisados qualitativamente. Finalmente, os resultados possibilitaram um olhar a respeito das abordagens e crenças de cada professor no ensino de pronúncia, bem como o entendimento da importância de um trabalho de formação inicial e/ou continuada na instituição que possibilite leituras, discussões e construções de sentido sob a luz do ILF. Palavras-chave: ILF; ensino de pronúncia; ensino de inglês; crenças.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Whether by political, historical or ideological reasons, English has become a global language for communication between speakers of different languages. Considering this reality, this research investigates the pronunciation teaching at Celin - UFPR, regarding the function of English as a Lingua Franca (ELF). Such concept is taken here under a translingual perspective, based on studies of Canarajah (2007; 2013), Pennycook (2008), Jenkins (2015), and others. The main objective is to identify beliefs and practices of two English teachers in relation to pronunciation, as well as how this joint is related to ELF. In ELF settings, pronunciation teaching becomes more complicated if one considers issues such as native speaker model, intelligibility, and the heterogeneity of communicative situations. In order to achieve such goal, an ethnographic qualitative research was conducted. First, the English academic staff from Celin answered an initial questionnaire, as instrument to select the participants. From the information collected, two teachers were selected. Throughout a semester, the participants answered to four interviews and the lessons of one group of each were observed. The data was qualitatively analyzed and categorized. Finally, the results provided an insight into the pronunciation teaching approaches and beliefs of each teacher, along with an understanding of the importance of an initial/continuing teacher training project in the institution which supports readings, discussions and meaning constructions under the light of ELF. Key-words: ELF; pronunciation teaching; English teaching; beliefs.-
Formato: dc.format171 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLingua inglesa - Pronuncia-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectCentro de Línguas e Interculturalidade (CELIN) - Lingua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino-
Título: dc.titleEnsino de pronúncia sob a perspectiva do inglês como língua franca : crenças e práticas de professores de inglês do CELIN-UFPR-
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