Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Jordão, Clarissa Menezes, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Ataide, Dayse Paulino de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/55429 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55429 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 26/02/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.100-103 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos linguísticos | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa está inserida no campo de estudos linguísticos, buscando um intercâmbio nas áreas de educação e literatura para discutir o uso de textos literários nas aulas de língua inglesa em uma turma de Ensino Médio de um colégio estadual de Curitiba. Ademais, esta dissertação analisa alguns entendimentos apresentados pelos alunos e sua professora sobre as funções que os textos literários desempenham no processo de ensino-aprendizagem em inglês, bem como eles eram usados no campo de estudo. A partir dessa análise, desenvolvi um trabalho colaborativo com uma professora concursada de um colégio estadual de Curitiba, em que desenvolvemos uma proposta com o texto literário Shrek, de William Steig (1990), em uma de suas turmas de EM. A fim de responder a esses objetivos, percorri um caminho de cunho etnográfico, no qual os dados gerados foram obtidos a partir de observações das aulas da professora, de questionários aplicados para a professora e seus alunos, das regências em colaboração com a profissional e das entrevistas realizadas ao fim do trimestre letivo. Os dados gerados com os instrumentos foram analisados à luz das teorias que recuperam as concepções de língua e literatura defendidas nesse trabalho. Tal revisão foi necessária para reforçar que língua e literatura não são áreas isoladas do conhecimento, pelo contrário, a literatura é uma construção linguística, conforme discutido ao longo da pesquisa. Palavras-chave: Texto literário. Língua. Inglês. Ensino-aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research is inserted in the field of Linguistics and discusses the use of literary texts in the English classes of a group of high school students through two other areas of knowledge: Education and Literature. Furthermore, this dissertation analyzes some perceptions of a group of 1st grade-high school students of a public school of Curitiba and their English teacher regarding the roles that literary texts play in the English language teaching-learning process, and how they are used at school. Then, I carried out a collaborative work with an English teacher, in which we developed a didactic proposal with the literary text Shrek, by William Steig (1990), in one of her groups. In order to deal with these objectives, we go through a path based on ethnographic studies, in which the data was engendered from observations of a teacher's practice, questionnaires applied to students and their teacher, from planning and teaching classes in collaboration with this teacher and from interviews conducted at the end of the school year. The mentioned issues were analyzed based on theories which throw light on the assumptions of language and literature presented in this dissertation. This review was needed to demystify the view that language and literature are isolated areas. In fact, literature is a linguistic construction, as discussed in this research. Key-words: Literary text. Language. English. Teaching-learning. | - |
Formato: dc.format | 115 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística na literatura | - |
Título: dc.title | A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: