Desafios para o ensino de jornalismo no século XXI frente às novas práticas da profissão na era digital : uma análise a partir do caso brasileiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalla Costa, Rosa Maria Cardoso-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorDias, Luis Otávio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:11:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:11:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/55396-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55396-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Rosa Maria Cardoso Dalla Costa-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 21/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.331-342-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta tese analisa os desafios do ensino de jornalismo no século XXI frente às novas práticas profissionais nascidas na era digital. Toma como principais eixos estruturantes de pesquisa as Diretrizes Curriculares Nacionais brasileiras homologadas pelo Ministério da Educação, em 2013; o histórico dos Currículos Mínimos; o aspecto autônomo do campo do jornalismo; e a influência dos hábitos de consumo de mídia de um outro público receptor/produtor na sociedade globalizada. Formulou-se assim o seguinte problema de pesquisa: em que medida o ensino de jornalismo no Brasil, remodelado pelas diretrizes de 2013, agrega à formação acadêmica características próprias de uma cultura digital aos futuros profissionais e transmite uma bagagem de competências e habilidades necessárias para que possam atuar em um mundo globalizado, influenciado fortemente pelo capitalismo, onde a informação transita instantaneamente e está disponível em larga escala? Pretendese, nesse contexto, demonstrar de que forma a concepção de novas práticas jornalísticas na era digital transforma o mundo do trabalho do jornalista, provido em um ambiente de convergência tecnológica com consequências para a formação acadêmico-profissional, assim como verificar se as mutações sofridas pela profissão de jornalista, promovidas pelas novas tecnologias, despertam o pensamento de um novo paradigma no espaço das instituições de ensino impactadas pelas diretrizes. Entre as hipóteses lançadas está a de que as diretrizes para o curso de graduação em jornalismo no Brasil conservam uma cultura de contrastes históricos e burocráticos em um processo que envolve atores conflitantes do universo acadêmico e do mercado de trabalho. Ainda sugere que a formação do jornalista passou a ser impactada pelas habilidades e competências descritas nas diretrizes, mas ficou prejudicada devido ao longo período de tempo necessário para que os cursos se adaptassem ao texto e colocassem as grades curriculares em vigor. As primeiras observações permitiram compreender que esse embate sempre se viu em meio a turbulências de ordem epistemológica, ética e moral da profissão, ao passo que a formação do jornalista, primeiro, não tinha a aderência das empresas de comunicação, enquanto do outro lado esse ensino se consolidava distante das realidades presumidas pelas práticas. No plano do poder público, as diretrizes de 2013 apresentam-se como novos desafios para o ensino na área. O documento foi elaborado por um grupo de especialistas com formação e extensa bagagem histórica e teórica em jornalismo. Identificou-se que a profissão ganhou um novo significado na era digital e não voltará a ter as mesmas características. Isso pode ser constatado pelo universo empírico constituído de redações de veículos de comunicação essencialmente digitais e dos núcleos dos cursos de jornalismo por meio de seus coordenadores. Oportunizou-se com esta pesquisa uma experiência além-mar, com o convênio internacional firmado entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Université Lumière Lyon 2, na França, onde fiz meu estágio doutoral entre 2016 e 2017. Palavras-chave: ensino de jornalismo; diretrizes curriculares; práticas jornalísticas, jornalismo digital-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This thesis analyzes the challenges of teaching journalism in the 21st century in the face of new professional practices born in the digital era. It takes as the main structuring guidelines for research the brazilians National Curricular Guidelines approved by the Ministry of Education in 2013; the history of Minimum Curricula; the autonomous aspect of the field of journalism; and the influence of the media consumption habits of another recipient / producer audience in globalized society. The following research problem was formulated: the extent to which journalism teaching in Brazil, refurbished by the 2013 guidelines, adds to the academic training characteristics of a digital culture to the future professionals and transmits a baggage of skills and abilities necessary for can act in a globalized world, strongly influenced by capitalism, where information flows instantly and is available on a large scale? In this context, it is intended to demonstrate how the conception of new journalistic practices in the digital age transforms the world of the journalist's work, provided in an environment of technological convergence with consequences for the academic-professional formation, as well as to verify if the mutations suffered by the profession of journalist, promoted by the new technologies, awaken the thought of a new journalistic paradigm in the environment of educational institutions impacted by the new guidelines. Among the assumptions made is that the guidelines for the undergraduate course in journalism in Brazil preserve a culture of historical and bureaucratic contrasts in a process that involves conflicting actors in the academic universe and the labor market. It also suggests that the journalist's training was impacted by the skills and competences described in the guidelines, but was hampered due to the long period of time necessary for the courses to adapt to the text and to put the curricula in place. The first observations made it possible to understand that this clash was always seen in the turbulence of the epistemological, ethical and moral aspects of the profession, whereas the formation of the journalist did not have the adherence of the communication companies, while on the other hand this teaching was consolidated far from the realities presumed by the practices. At the level of public power, the 2013 guidelines present themselves as new challenges for teaching in the area. The document was prepared by a group of specialists with extensive background and training in journalism. It was identified that the profession has gained a new meaning in the digital age and will not have the same characteristics again. This can be seen in the empirical universe made up of essays of essentially digital communication vehicles and of the nuclei of journalism courses through their coordinators. This research was an experience abroad, with the international agreement signed between the Federal University of Paraná (UFPR) and the Université Lumière Lyon 2, in France, where I did my PhD between 2016 and 2017. Keywords: teaching journalism; curricular guidelines; journalistic practices, digital journalism.-
Descrição: dc.descriptionRésumé: Cette thèse analyse les défis de l'enseignement du journalisme au XXIème siècle face aux nouvelles pratiques professionnelles nées à l'ère numérique. Il prend comme principales axes structurantes pour la recherche les Lignes Directrices Nationales brésiliennes sur les programmes d'études approuvées par le Ministère de l'Éducation brésilien en 2013; l'histoire des Programmes Minimaux; l'aspect autonome du journalisme; et l'influence des habitudes de consommation des médias d'un autre public récepteur / producteur dans la société mondialisée. Le problème de recherche formulé est: dans quelle mesure l'enseignement du journalisme au Brésil, remodelé par les lignes directrices de 2013, ajoute à formation académique les caractéristiques d'une culture numérique aux futurs professionnels et transmet un bagage de compétences et de capacités nécessaires pour agir dans un monde mondialisé, fortement influencé par le capitalisme, où l'information circule instantanément et est disponible à grande échelle? Dans ce contexte, il est prévu de démontrer comment la conception de nouvelles pratiques journalistiques à l'ère numérique transforme le monde du travail du journaliste, fourni dans un environnement de convergence technologique avec des conséquences pour la formation académique-professionnelle, ainsi que pour vérifier si les mutations subies par le métier de journaliste, portées par les nouvelles technologies, réveillent la pensée d'un nouveau paradigme journalistique dans le domaine des établissements d'enseignement impactées par les nouvelles orientations. Parmi les hypothèses lancées, les lignes directrices e formation en journalisme au Brésil préservent une culture de contrastes historiques et bureaucratiques dans un processus qui implique des acteurs en conflit dans l'univers universitaire et le marché du travail. Il suggère également que la formation du journaliste a été affectée par les compétences et aptitudes décrites dans les lignes directrices, mais qu'elle a été entravée par la longue période nécessaire à l'adaptation des cours au texte et à la mise en place des programmes. Les premières observations ont permis de comprendre que ce choc était toujours vu dans la turbulence des aspects épistémologiques, éthiques et moraux de la profession, alors que la formation du journaliste n'avait pas l'adhésion des entreprises de communication, tandis que de l'autre côté cet enseignement était consolidé loin des réalités présumées par les pratiques. Au niveau de le pouvoir public, les lignes directrices de 2013 se présentent comme de nouveaux défis pour l'enseignement. Le document a été préparé par un groupe de spécialistes avec formation et une vaste expérience historique et theorique en journalisme. Il a été identifié que la profession a acquis un nouveau sens à l'ère numérique et n'aura plus les mêmes caractéristiques. Cela peut être vu dans l'univers empirique composé de la presse essentiellement numériques et par les noyaux des cours de journalisme à travers leurs coordonnateurs. Cette recherche a opportunisée une expérience d'outre-mer, avec l'accord international signé entre l'Université Fédérale du Paraná (UFPR) et l'Université Lumière Lyon 2, en France, où j'ai fait mon séjour doctorat entre 2016 et 2017. Mots-clés: enseignement du journalisme; lignes directrices nationales; pratiques journalistiques; journalisme numérique.-
Formato: dc.format552 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação - Tecnologia-
Título: dc.titleDesafios para o ensino de jornalismo no século XXI frente às novas práticas da profissão na era digital : uma análise a partir do caso brasileiro-
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