
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ludwig, Celso Luiz, 1955- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Felício, Thiago Henrique | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | - |
| Autor(es): dc.creator | Pontes, Francieli Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:36:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:36:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/55383 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55383 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Celso Luiz Ludwig. Coorientador: Thiago Henrique Felício | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho monográfico, através da contextualização histórica, análise de dados estatísticos, análise teórica-filosófica, precipuamente a partir da leitura dos textos de autores da Escola de Frankfurt, Bauman, Zizek, feministas marxistas, entre outros e, inclusive os próprios Marx e Engels, apresenta as temáticas da ideologia e violência doméstica contra a mulher e a sua possível ligação com o Direito. O ponto de partida utilizado foi a Lei Maria da Penha, marco da luta dos movimentos feministas para o fim da violência doméstica contra a mulher. Contudo, a pesquisa trouxe à tona uma provável utilização da referida Lei pela indústria cosmética (ou classe dominante) como forma de ideologia necessária à reprodução da exploração do trabalho e do consumo da mulher, ou seja, a utilização do Direito como forma de dominação. Ainda, a Lei Maria da Penha tem como objeto o combate à violência doméstica contra a mulher, ou seja, objetiva combater a violência cometida pelos sujeitos, ou violência subjetiva, contudo, esse trabalho aborda, além da violência subjetiva, a violência sistêmica (objetiva), ou violência gerada pelas desigualdades econômicas e sociais, fruto do sistema capitalista. Enfim, o trabalho presume que o combate à violência subjetiva, não só é ineficaz, como também pode encobrir a violência contida no próprio sistema. | - |
| Formato: dc.format | 57 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência contra a mulher | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lei Maria da Penha | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capitalismo | - |
| Título: dc.title | Lei Maria da Penha e a ideologia do capitalismo de consumo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: