O ensino da leitura do ritmo musical em adultos : uma visão piagetiana

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Autor(es): dc.contributorStoltz, Tania, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorMartins, Alexandre Meirelles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:38:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:38:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55296-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55296-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Tania Stoltz-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 239-261-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a possibilidade de método de ensino de leitura rítmico musical para aprendentes adultos a partir do construtivismo piagetiano. A hipótese desta tese salienta ser mais efetivo o ensino inspirado na teoria de Jean Piaget que respeita o desenvolvimento cognitivo, dessa forma inicia-se pela ação, passa pela representação semiótica irreversivel e culmina na operação. Os participantes do estudo foram alunos adultos universitários de uma universidade pública brasileira. A metodologia de ensino empregada foi a mesma nos dois grupos só que em sentido contrário, ou seja, o grupo A iniciou o ensino pela ação, isto é, a prática vivenciada e terminou com a teoria, e o grupo B começou pela teoria musical relativa ao ritmo e culminou com a prática. Como a teoria piagetiana buscou elucidar como a inteligência é construída, ou seja, a Epistemologia Genética procurou elucidar a gênese do conhecimento logo seu foco foram as crianças. Piaget pouco estudou os adolescentes e não estudou adultos somente com uma obra que trata da passagem da infância para à adolescência (PIAGET, 1970; 1970b; 1976), por isso justifica-se esta investigação, pois traz inovações para a área da educação quando busca fazer um diálogo entre Piaget e a literatura contemporânea sobre educação de adultos, a partir de um estudo quali-quanti. Além disso, é preciso destacar que o resultado da pesquisa sobre o ensino da leitura rítmica para adolescentes (MARTINS, 2014) indicou que esses reagem como crianças quando se deparam com um conhecimento novo, sendo assim, é preciso entender melhor como se dá o ensino/aprendizagem em sujeitos adultos que podem vir a ter contato com o domínio musical já que esse conteúdo é tido como obrigatório pela lei 13.278/2016 no ensino brasileiro, neste caso, na EJA. Dessa forma, é relevante pesquisar qual é a melhor forma de ensinar música e em específico a leitura rítmica para adultos estabelecendo o que é mais efetivo o ensino tradicional ou o ativo. A cognição musical destaca a metodologia tradicional (FONTERRADA, 2008, GREEN, 2002, MILLS E MACPHERSON, 2006, GUDMUNDSDOTTIR, 2010, LEVITIN, 2011) que privilegia o treinamento e a repetição para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Esta pesquisa quase-experimental no seu procedimento de coleta de dados, já que não faz uso de grupo de controle, usou de procedimentos quantitativos e qualitativos. Realizou-se um pré-teste seguido de três intervenções pedagógicas em dois grupos de 29 alunos. Depois disso foram feitos dois pós-testes, o primeiro na semana subsequente ao ensino, e o outro quatro semanas depois. Junto com o pós-teste 1 foi respondido um questionário. Além disso, houve coleta qualitativa por meio do método clínico piagetiano durante os dois pós-testes. As notas são compostas de pontos para a teoria, composição/leitura em grupo e leitura individual. As médias do pós-teste 1 foram de 7,2 no grupo A e de 8,27 no grupo B. No pós-teste 2 houve diminuição das médias no grupo B com 6,52 e aumento da média para 8,53 no grupo A. No grupo B as notas relativas à teoria foram ligeiramente melhores com 1,91 de média que no grupo A com 1,6. As maiores diferenças se referem a leitura individual com média de 3,42 no grupo A e com 1,62 no B, assim como a média total que foi de 8,4 no grupo A e de 6,86 no B. Já os dados qualitativos mostram que os participantes do grupo A chegaram ao nível operatório quando se deparam com o domínio musical, ao passo que os do grupo B ficaram no pré-operatório. Portanto, há indicativos que confirmam a hipótese desta tese que o ensino da leitura rítmica é facilitado quando é respeitado a sequência de xi desenvolvimento cognitivo. Por fim, a teoria da equilibração se mostrou como o motor que permite a construção do conhecimento rítmico-musical com tomadas de consciência da leitura rítmica. Palavras-Chave: Jean Piaget; ensino de leitura rítmica; cognição musical; educação de adultos; ensino de adultos.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The purpose of this study was to investigate the possibility of using the rhythmic reading teaching method for adult learners based on Piaget's constructivism. The hypothesis taken here is that learning inspired by Jean Piaget's theory is more effective as it respects cognitive development, starting with action, going on to irreversible semiotic representation and culminating in operation. The study participants were adult university students attending a public Brazilian university. The teaching method used was the same for both groups but in reverse order. That is to say Group A began learning with action, i.e. practical experience and ended with the theory, while Group B began with the musical theory regarding rhythm and culminated with practice. As Piaget's theory sought to elucidate how intelligence is built, i.e. as Genetic Epistemology sought to elucidate the genesis of knowledge, its focus was therefore on children. Piaget conducted few studies of adolescents, no one with adults and only one of his works deals with the transition from childhood to adolescence (PIAGET, 1970; 1970b; 1976). This is the justification for this investigation, as it provides innovations for the area of education by seeking to achieve dialogue between Piaget and contemporary literature about adult education based on a qualitative and quantitative study. Furthermore it must be highlighted that the result of research into teaching rhythmic reading to adolescents (MARTINS, 2014) indicated that they react like children when faced with new knowledge. As such, there needs to be better understanding of how teaching/learning takes place in adults who come into contact with the domain of music, given that the teaching of this subject has been made obligatory by Law No. 13278/2016 in Brazil, including with regard to Youth and Adult Education. It is therefore relevant to investigate what is the best way to teach music, specifically rhythmic reading, to adults and thus establish whether traditional teaching or active teaching is more effective. Music cognition highlights the traditional method (FONTERRADA, 2008, GREEN, 2002, MILLS & MACPHERSON, 2006, GUDMUNDSDOTTIR, 2010, LEVITIN, 2011) which places emphasis on training and repetition in order to develop cognitive skills. This study used quantitative and qualitative procedures and its data collection design was quasi-experimental given that it did not use a control group. It involved a pre-test followed by three pedagogical interventions in two groups of 29 students. Two post-tests were then performed, the first in the week following teaching and the second four weeks later. A questionnaire was answered along with the post-test. Qualitative data was also collected using Piaget's clinical method during both post-tests. The scores were comprised of points given for theory, composition/group reading and individual reading. Average post-test scores were 7.2 in Group A and 8.27 in Group B. Average scores went down in the second post-test in Group B (6.52) and increased to 8.53 in Group A. Scores for theory in Group B were slightly better (average of 1.91) than those of Group A (1.6). The main differences relate to individual reading, with an average score of 3.42 in Group A and 1.62 in Group B, as well as total average score which was 8.4 in Group A and 6.86 in Group B. The qualitative data show that Group A participants reached the operational stage when they encountered the musical domain, while Group B participants remained at the preoperational stage. There are therefore indications confirming the hypothesis taken here that teaching rhythmic reading is facilitated when the cognitive development sequence is respected. Finally, the theory of equilibration showed itself to be the driving force xiii that enables the building of rhythmic/musical knowledge with grasps of consciousness of music reading. Keywords: Jean Piaget; teaching of rhythmic reading; music cognition, adult education, teaching adults.-
Descrição: dc.descriptionRésumé: Cette recherche a eu comme objectif la possibilité de méthode d'enseignement de la lecture rythmique pour des élèves adultes à partir du constructivisme piagetien. L'hypothèse de cette thèse met en evidence qu'il est plus effectif d'enseigner basé sur les fondements de la théorie de Jean Piaget qui respecte le développement cognitif, ainsi, il débute par l'action, passe par la répresentation sémiotique et termine par l'opération. Les participants de cette édude ont été des étudiants adultes d'une université publique brésilienne. La méthodologie de l'enseignement utilisée a été la même dans les deux groupes mais ont suivi un sens contraire, dans le groupe A l'enseignement a commencé par l'action, c'est-à-dire par la pratique vécue et a terminé par la théorie, dans le groupe B il a débuté par la théorie musicale qui concerne le rythme et a culminé avec la pratique. Comme la théorie piagetienne a cherché à expliquer comme l'intelligence se forme, c'est-à-dire, que l'épistemologie génétique a recherché à élucider comme survient la génèse de la connaissance, ainsi sa principale préocupation ont été les enfants. Piaget a peu étudié les adolescents, et pas du tout les adultes avec seulement une oeuvre qui aborde le passage de l'enfance à l'adolescence (PIAGET, 1970; 1970b; 1976), c'est pour cela que cette enquête se justifie car elle apporte l'innovation dans le domaine des sciences de l'éducation quand elle établit un dialogue entre Piaget et la littérature contemporaine sur l'éducation d'adultes à partir d'une étude quantitative et qualitative. De plus, il faut mettre en évidence que le résultat de la recherche sur l'enseignement de la lecture rythmique portant sur les adolescents (MARTINS, 2014) a signalé que ceux-ci réagissent comme des enfats quand ils sont confrontés a de nouvelles connaissances, de cette manière, il faut mieux comprendre comme survient l'enseignement/aprendissage de sujets adultes qui pourront avoir le contact avec le domaine musical puisqu'il est obligatoire dans l'enseignement brésilien par la loi 1378/2016, dans ce cas dans la EJA1. Par consequent, il est important de faire des recherches sur la meilleure forme d'enseigner la musique et en spécifique la lecture rythmique à des sujets adultes en établissant ce qui est plus efficace : l'enseignement tradicionnel ou l'enseignement actif. La cognition musicale met en évidence le biais méthodologique traditionnel (FONTERRADA, 2008, GREEN, 2002, MILLS E MACPHERSON, 2006, GUDMUNDSDOTTIR, 2010, LEVITIN, 2011) qui privilegie l'entraînement et la répétition pour développer des compétences cognitives. Cette recherche quase-expérimentale dans son processus de recouvrement, puiqu'elle n'utilise pas de groupe de contrôle et a utilisé des processus quantitatifs et qualitatifs. Un pré-teste a été fait suivi de trois interventions pédagogiques dans deux groupes de 29 élèves. Après cela ont été réalisés deux post-testes, le premier la semaine suivante à l'enseignement, l'autre quatre semaines après. Avec le post-teste un questionaire a été répondu. De plus, il y a eu une collecte qualitative de données par le biais de la méthodologie clinique pendant les deux post-testes. Les notes sont composées par des points pour la théorie, la composition/lecture en groupe et par la lecture individuelle. Les moyennes du post-teste 1 ont été de 8,27 pour le groupe A et de 7,2 dans le groupe B. Dans le post-teste 2 il y a eu une diminution des moyennes dans le groupe B avec 6,52 e une augmentation de 8,53 dans le 1 Enseignement de jeunes et adultes. xv groupe A. Dans le groupe B les notes de la théorie ont été légèrement meilleures avec 1,91 de moyenne que dans le groupe A avec 1,6. Les plus grandes différences concernent la lecture individuelle avec la moyenne de 3,42 dans le groupe A avec 1,62 dans le groupe B, ainsi qu'une moyenne totale de 8,4 dans le groupe A et de 6,86 dans le B. En ce qui concerne les données qualitatives démontrent que les participants du groupe A sont arrivés au stade opératoire quand ils sont entrés en contact avec le domaine musical, toutefois ceux du groupe B sont restés dans le niveau pré-opératoire. Donc, il y a des indices qui confirment l'hypothèse de cette thèse qui souligne que l'enseignement de la lecture rythmique est facilité quand on respecte la séquence de développement cognitif. Finalement, la théorie de l'équilibration s'est montrée comme le moteur de la construction des connaissances rythmiques-musicales avec des prises de conscience de la lecture rythmique. Mots-clés: Jean Piaget ; enseignement de la lecture rythmique ;cognition musicale ; enseignement d'adultes ; éducation d'adultes.-
Formato: dc.format272 p. : il. (algumas color.).-
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Palavras-chave: dc.subjectMetrica e ritmo musical-
Palavras-chave: dc.subjectX-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO ensino da leitura do ritmo musical em adultos : uma visão piagetiana-
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