Aprendizagem como essência da educação histórica : um percurso a partir da análise de teses e dissertações - 1985 a 2015

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUrban, Ana Claudia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Carla Gomes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:08:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:08:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/55276-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55276-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Ana Claudia Urban-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 07/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 107-112-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta dissertação teve como foco pesquisas acadêmicas realizadas no período de 1985 a 2015 em universidades brasileiras, que tiveram o ensino e a aprendizagem histórica como objetos de estudos. Buscou-se apreender quais as teorias de aprendizagem que pautam essas teses e dissertações e, se estão ligadas à ciência da história ou a outras teorias de aprendizagem. Foram propostos cinco objetivos: localizar as teses e dissertações sobre ensino de história; analisar as concepções e tendências de teorias de aprendizagem que estão presentes; relacionar as categorias às teorias de aprendizagem e de aprendizagem de história; categorizar as tendências teóricas das pesquisas acadêmicas sobre aprendizagem histórica e suas correlações com a educação histórica; discutir, à luz das teorias e concepções atuais a aprendizagem da história pelo viés da educação histórica. A dissertação foi dividida em quatro capítulos. Na introdução buscou-se fazer um breve percurso sobre a construção da pesquisa. O segundo capítulo, remete ao aporte teórico em autores e estudiosos que tratam da pedagogia e da psicologia da educação como Piaget, Vygotsky, Libâneo, Stoltz, Lefrançois e Luckesi que abordaram algumas teorias de aprendizagem e a relação entre a didática e a epistemologia da aprendizagem. No terceiro capítulo, buscou-se fundamentar uma discussão entre a Psicologia da Educação e Educação História com referencial em autores e pesquisadores da ciência da história, como Barca, Schmidt, Lee, Borries, Urban, Bittencourt, Caimi, tendo Jörn Rüsen e sua teoria da aprendizagem como a referência principal. O quarto capítulo trata estruturação metodológica da pesquisa documental e dos caminhos percorridos por meio da análise, categorização e classificação das teses e dissertações elencadas. Fez-se um estudo em casos de duas teses e duas dissertações selecionada, bem como uma categorização dos conceitos estruturantes encontrados. Nas considerações finais procurou-se entrelaçar as ideias e conceitos estabelecidos pelos teóricos da educação histórica e da psicologia da educação e como estes contribuem para o entendimento dos processos da aprendizagem histórica. Concluiu-se com sugestões e possibilidades de aprofundamento do problema hora estudado. Palavras-chave: Educação Histórica. Didática da História. Aprendizagem histórica. Teorias de aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation focused on academic research carried out between 1985 and 2015 in Brazilian universities,which had teaching and historical learning as objects of study. We sought to understand the theories of learning that guide these theses and dissertations and, if they are linked to the science of history or other theories of learning. Five objectives were proposed: to locate theses and dissertations on history teaching; analyze the conceptions and tendencies of learning theories that are present; relate the categories to theories of learning and learning history; to categorize the theoretical trends of academic research on historical learning and its correlations with historical education; to discuss, in the light of current theories and conceptions, the learning of history through the bias of Historical Education. The dissertation was divided into four chapters. In the introduction it was tried to make a brief route on the construction of the research. The second chapter refers to the theoretical contribution in authors and scholars dealing with pedagogy and the Psychology of Education as Piaget, Vygotsky, Libâneo, Stoltz, Lefrançois and Luckesi that addressed some theories of learning and the relationship between didactics and the epistemology of learning . In the third chapter, we sought to ground a discussion between the psychology of education and education history with reference in authors and researchers of the Science of History, such as Barca, Schmidt, Lee, Borries, Urban, Bittencourt, Caimi, having jörn rüsen and his theory of learning as the main reference. The fourth chapter deals with methodological structuring, documentary research and the paths covered through the analysis, categorization and classification of theses and dissertations. Study of case two theses and two dissertations was selected, as well as a categorization of the structuring concepts found. In the final considerations, we sought to interweave the ideas and concepts established by historical education theorists and the Psychology of Education and how they contribute to the understanding of the processes of historical learning. It was concluded with suggestions and possibilities of deepening the problem studied at that time. Key words: Historical Education. History. learning. Theories of learning.-
Formato: dc.format125 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Título: dc.titleAprendizagem como essência da educação histórica : um percurso a partir da análise de teses e dissertações - 1985 a 2015-
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