
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Olmo, Francisco Javier Calvo del, 1986- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Soubrié, Thierry, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.contributor | Université Grenoble-Alpes | - |
| Autor(es): dc.creator | Cayer-Barrioz, Cyril Xavier | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:24:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:24:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/55236 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55236 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Francisco Calvo Del Olmo | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Thierry Soubrié | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras, em regime de Cotutela firmado entre a UFPR e a Universidade Grenoble-Alpes (França). Defesa : Curitiba, 06/09/2017 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 104-105 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esse trabalho é fruto de um interesse para duas disciplinas, que são: a variação da linguagem de um lado e a formação online de um outro. O trabalho procura inserir o ensino de fenômenos de variação da linguagem dentro de uma formação realizável online. Seu objetivo principal é, então, a preparação de estudantes para o encontro com a variação em um contexto universitário. A dissertação trata em um primeiro momento de aspectos teóricos para em seguida focar-se na construção da formação online através de conteudos didácticos, de materiais para atividades e da plataforma pedagógica usada. Os estudantes, realizando a formação online, estarão evoluido em um contexto universitário francês, em que eles descobrirão os habitos dos campi universitários franceses. A dissertação termina-se pela análise de um curso de extensão criado no seio da Universidade Federal do Paraná e que teve por objetivo testar a formação online com uma audiência de estudantes brasileiros entre março e maio de 2017. Palavras-chaves : variação da linguagem, formação online, formação a distancia, verlan, gíria, edmodo, learningapps, falar jovem, universidade, estudantes, contexto universitário. | - |
| Descrição: dc.description | Résumé :Ce travail est le fruit d'un intérêt pour deux disciplines que sont la variation langagière d'un côté, et la formation en ligne de l'autre. Il tente d'intégrer l'enseignement des phénomènes de variation langagière dans une formation réalisable en ligne. Son principal objectif est ainsi de préparer des étudiants à rencontrer cette variation dans un contexte universitaire. Le mémoire aborde dans un premier temps les aspects théoriques des deux grands thèmes pour ensuite se focaliser sur la construction de la formation en ligne à travers les contenus didactisés, les supports d'activités et la plateforme pédagogique utilisée. Les étudiants réalisant la formation en ligne évolueront dans un contexte universitaire où ils découvriront les habitudes des campus universitaires français. Le mémoire se termine par l'analyse d'un cours d'extension ayant eu pour objectif de tester cette formation en ligne sur un public d'étudiants brésiliens de mars à mai 2017. Mots-clés : variation langagière, formation en ligne, formation à distance, verlan, edmodo, learningapps, parler jeune, université, étudiants, contexte universitaire. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua francesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e educação | - |
| Título: dc.title | A Variação da linguagem dos jovens franceses em uma sequência de Francês Língua Estrangeira online | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: