A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden

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Autor(es): dc.contributorReinke, Kerstin-
Autor(es): dc.contributorDrozdowska-Broering, Izabela, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorWolf, Dagny Urte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:22:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:22:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55187-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55187-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Kerstin Reinke-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora : Dra. Izabela Drozdowska-Broering-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 25/09/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 116-121-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo deste trabalho é elaborar indicações fundamentadas para a adaptação de exercícios de pronúncia assim como material didático de fonética no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE. Por meio de métodos científicos e empíricos, fatores específicos de aprendizes brasileiros foram, em primeiro lugar, sistematicamente identificados. Mediante a análise fonético-fonológica contrastiva, atenção particular é dada ao fator de língua de partida, que revelou-se, por causa de interferências, o motivo principal para erros de pronúncia. Além do aspecto linguístico, fatores pessoais, culturais e relacionados às tradições de aprendizado foram levantados com o auxílio de um questionário. A etapa seguinte consiste na aplicação metódico-didática dos fatores levantados sob forma de indicações concretas a favor de uma adaptação dos exercícios de pronúncias à especificidade do público alvo. A dissertação destina-se tanto aos professores de alemão como LE, cujos aprendizes têm como língua materna o português brasileiro, quanto aos cientistas realizando pesquisas no âmbito da fonética e fonologia contrastiva assim como a especificidade do público alvo no contexto de alemão como LE. Palavras-chave: Fonética Contrastiva Alemão - Português Brasileiro; Análise de Interferências; Especificidade do Público-alvo; Material Didático de Fonética; Exercícios de Pronúncia; Alemão como Língua Estrangeira-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Zusammenfassung: Das Ziel der Masterarbeit liegt im Entwickeln von fundierten Hinweisen zur zielgruppenspezifischen Ausspracheschulung sowie phonetischem Lehr- und Lernmaterial im Bereich Deutsch als Fremdsprache für brasilianische Lernende. Anhand wissenschaftlicher und empirischer Methoden wurden zielgruppenspezifische Faktoren zunächst systematisch eruiert. Dem Faktor Ausgangssprache kommt im Rahmen einer kontrastiven phonetisch-phonologischen Analyse besondere Aufmerksamkeit zuteil, da er sich aufgrund von Interferenzen als Hauptursache für phonetische Normabweichungen herausgestellt hat. Über den linguistischen Aspekt hinaus wurden persönliche, kulturelle und lerntraditionsbezogene Faktoren mittels einer Fragebogenerhebung ermittelt. Der darauffolgende Schritt umfasste eine methodisch-didaktische Applizierung der eruierten Faktoren in Form konkreter Hinweise zur zielgruppenspezifischen Ausspracheschulung brasilianischer Lerner. Die Masterarbeit richtet sich sowohl an DaF-Lehrkräfte, deren Lernendengruppen brasilianisches Portugiesisch als Ausgangssprache mitbringen, als auch an Wissenschaftler im Bereich kontrastiver Phonetik und Phonologie sowie Zielgruppenspezifik im DaF-Kontext. Stichwörter: Kontrastive Phonetik Deutsch _ Brasilianisches Portugiesisch; Interferenzanalyse; Zielgruppenspezifik; Phonetisches Lehr- und Lernmaterial; Ausspracheübungen; Deutsch als Fremdsprache-
Formato: dc.format121 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLingua alemã - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectLingua alemã - Estudo e ensino - Falantes de portugues-
Palavras-chave: dc.subjectLingua alema - Fonetica-
Palavras-chave: dc.subjectLingua alemã - Pronuncia-
Título: dc.titleA Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden-
Título: dc.titleZielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden-
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