The effect of debt concentration on preference for materials goods or experiential purchases

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Autor(es): dc.contributorKorelo, José Carlos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Denise Gabriela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:19:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:19:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/55048-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55048-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Jose Carlos Korelo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 21/02/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração : Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor-
Descrição: dc.descriptionResumo: Proposta: Pesquisas prévias sugerem que manter os débitos concentrados influencia a motivação do consumidor e as melhores decisões sobre a gestão da dívida. No entanto, menos conhecimentos sobre sua relação em presença de opções de compra. Especificamente em escolhas de material versus experiencial, uma vez que a literatura forneceu evidências de que fatores externos podem mudar as preferências do consumidor. Os consumidores ainda gerenciariam bem suas contas ou mudariam de comportamento para realizar uma compra? Para resolver esta lacuna, este estudo propõe uma investigação sobre como a estratégia de gerenciamento de dívidas (concentrada versus dispersa) influencia as preferências por bens experienciais versus bens materiais. Design / Metodologia / abordagem: foram realizados 2 estudos experienciais. O Estudo 1, operacionalizado pelo Mturk, teve como objetivo investigar se as datas de vencimento concentradas (vs. dispersas) influenciam a preferência por compras de material (vs. experiencial). E o estudo 2, realizado em ambiente laboratorial, procurou reproduzir o efeito em condições mais controladas. Resultados: Os resultados mostram que as datas de vencimento das faturas concentradas influenciam a preferência por compras de material (versus experiencial), o principal achado foi que a condição concentrada e distante pagou significativamente menos as contas. E as contas dispersas levaram consumidores, gastaram mais, porém não com experiências como previsto, mas com produto. Contribuições: Os resultados sugerem que a concentração da dívida leva o consumidor a preferir bens materiais em vez de experiências. Isso pode ajudar os consumidores a perceber que, por vezes, fatores externos podem influenciar seu processo de compra. Além disso, foi demonstrado que as datas de vencimento apresentadas no mesmo dia podem afetar os consumidores como efeito de concentração, porém a distância do tempo pode atenuá-lo. Originalidade: os achados sugerem evidências que contribuem para o desenvolvimento de teorias sobre como o gerenciamento da dívida influencia comportamentos subsequentes. Além disso, demonstrou um novo antecedente para as preferências de compras para material (vs. experiência). Limitações: uma vez que é um estudo experimental, a limitação relacionada à validade externa desses achados é conhecida. Além disso, a operacionalização deste estudo não apresentou resultados estatisticamente robustos em virtude da natureza do tipo de medida. Finalmente, devido ao caráter inicial do estudo, ainda não foram identificados mecanismos explicativos para os efeitos principais.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Purpose: Prior research suggests that debt concentration affect consumer's motivation and lead to a best financial decisions. However, less is known about its relation to a presence of buying options. Specifically, on material versus experiential choices. Would consumers still managing well they accounts or change it in order to make a purchase? To address this gap, this study proposes an investigation in how debt management strategy (concentrated vs. dispersed) influence the preferences for experiential versus material goods. Design / Methodology / approach: 2 experiments were conducted. The study 1 was operationalized on Mturk, and aimed to investigate if multiple concentrated bills (presented with same due dates ) versus dispersed bills (different due dates along the month) influence the preference for material purchases (vs. experiential). Participants were asked to assign a given budget into four options, deciding between purchases and debt management. The study 2, used a design and procedure similar to study 1 but were conducted in laboratory ambient. Results: The results showed that due dates concentration influences consumers to repay more credit card balance. However, this concentrated effect is attenuated by time distance. And, dispersed accounts lead consumers to spend more, however not with experiences as predicted, but with goods. Contributions: The results suggest that debt concentration lead the consumer to prefer material goods instead of experiences. It can help consumers to realize that sometimes external factors can influence their buying process more than purchases characteristics. Furthermore, could be helpful for consumers adopt due dates concentration strategy in order to organize better their finances. Originality: The findings suggest evidence that contributes to the development of theories about how debt management influence subsequent behaviors. Also, has demonstrated a new antecedent for the purchases preferences for material (vs. experience). Limitations: Since it is an experimental study, the limitation related to the external validity of these findings is known. Moreover, the operationalization of this study's did not present statistically robust results by the nature of the type of measurement. Finally, as an initial study, explanatory mechanisms for the main effects have not yet been identified.-
Formato: dc.format88 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectConsumidores - Atitudes-
Palavras-chave: dc.subjectConsumidores - Processo decisorio-
Título: dc.titleThe effect of debt concentration on preference for materials goods or experiential purchases-
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