A importância do planejamento estratégico e Balanced Scorecard nas pequenas empresas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScarpin, Jorge Eduardo, 1977--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral-
Autor(es): dc.creatorMartins, Juliana Angelina Manso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:52:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:52:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54975-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54975-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Jorge Eduardo Scarpin-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A maioria das pequenas e micro empresas não possuem o hábito de planejar, pois se planejassem não haveriam tantas mortalidades nesta esfera. Sebrae (2004), revelam que os maiores motivos das mortalidades das micro e pequenas empresas são: capital de giro (24%), impostos altos (16%), falta de clientes (8%), concorrência (7,1%), baixo lucro (6,1%), dificuldade financeira (6,1%), desinteresse em continuar o negócio (6,1%), inadimplência (6,1%), problemas familiares (2,8%) e localização inapropriada da entidade (3,8%). Muitos empresários acabam culpando o governo por tal atrocidade, mas é importante salientar que o governo não reage as leis de mercado ele contribui, mas não é o dono das leis econômicas de um país, pois a concorrência é livre. Para as pequenas e micro empresas adquirir uma fatia do mercado as mesmas necessitam adaptar-se as regras do mercado e é claro saber competir. Qualquer organização para sobreviver e obter o crescimento precisa entender a atual conjuntura econômica da macro e micro economia contando com o gerenciamento do ramo de atividade inserido à sua volta e aprender a lidar com ela contando com estratégias e posturas empreendedoras. Se o planejamento fosse realizado de forma sistemática a realidade seria bem melhor e consequentemente as deficiências apresentadas acima seriam diferentes. Como forma de melhorias neste setor, escolheu-se o contexto de Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard que possibilita o estabelecimento de estratégias de acordo com mudanças nos cenários. O objetivo do estudo é o Investigar o sistema de indicadores de resultados relativos as pequenas empresas à luz dos fundamentos do BSC (Balanced Scorecard). Para a realização do estudo utilizou-se procedimentos metodológicos, estudo parte de uma abordagem bibliográfica e descritiva de caráter qualitativo.-
Formato: dc.format53 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estrategico-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas e médias empresas-
Título: dc.titleA importância do planejamento estratégico e Balanced Scorecard nas pequenas empresas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.