Da Intelectualidade princesina, o coração do Brasil : trajetória, sociabilidades cívico-letradas e a plasticidade do sertão imaginado no círculo euclidiano (Paraná, meados do século XX)

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Autor(es): dc.contributorBenthien, Rafael Faraco, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História-
Autor(es): dc.creatorGuebert, Caroline Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:27:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:27:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54970-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54970-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Rafael Faraco Benthien-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 07/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objeto deste estudo é o círculo de homens de letras que se autointitulavam euclidianos e que atuaram na institucionalização do Centro Cultural Euclides da Cunha, no fim dos anos 1940, na cidade de Ponta Grossa (Paraná). Buscando circunscrever suas relações entre si e com as condições sociais de produção mais amplas da "configuração intelectual princesina", investiga-se parte da obra escrita e das trajetórias desses agentes, entendidas como mutuamente interdependentes. Fazendo um uso do método prosopográfico, destacamos disposições, espaços e redes que podem ser pensados como elementos de uma trajetória coletiva. O Colégio Regente Feijó e alguns espaços de sociabilidades de elite são explorados como lócus importantes na conformação histórica do grupo: a partir deles, desvelamos sociabilidades cívico-letradas, práticas e ideias partilhadas no processo de construção da sua agenda de interpretação do Brasil. A produção coletiva dos euclidianos, notabilizada, sobretudo, no Jornal Tapejara na década de 1950, é então interpretada a partir de um léxico de categorias encadeadas em torno do que consideravam "o coração do Brasil": o sertão, o rural, o caboclo. Essas categorias podem ser lidas como tomadas de posição, a um só tempo, em embates disciplinares que marcaram a institucionalização das ciências sociais no país, e em torno da preocupação com a mediação cultural da identidade nacional/regional legítima. Com uma poética do espaço que ressignificava os Campos Gerais e a "capital cívica" do Paraná, os articulistas que representam o "núcleo duro" do Centro Cultural Euclides da Cunha, operaram diálogos com uma série de grupos e autores identificados com signos do Euclidianismo, do Indianismo e do Bandeirantismo. Compreendidas de um ponto de vista relacional, essas questões permitiram mapear as maneiras pelas quais esses agentes se aproximaram de uma literatura romântica, histórica, sociológica e folclórica, conforme a inserção do grupo (como ele se lançou) no contexto político e letrado paranaense de meados do século passado. Ao falar na plasticidade do sertão imaginado nesse círculo, estamos nos refetindo a usos, anseios, afetos e disputas específicas que nos parecem envolvidas na reunião e na produção dos euclidianos princesinos. Palavras-chave: Euclidianos, Trajetória, Sociabilidades Cívico-letradas, Centro Cultural Euclides da Cunha, Tapejara.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The object of this study is the circle of men of letters who called themselves euclidianos and who worked in the institutionalization of the Centro Cultural Euclides da Cunha, in the late 1940s, in the city of Ponta Grossa (Paraná). Seeking to circumscribe their relations with each other and with the broader social conditions of production of the "princesina intellectual configuration", we investigated part of the written work and the trajectories of these agents, understood as mutually interdependent. Making use of the prosopographic method, we emphasize dispositions, spaces and networks that can be thought like elements of a collective trajectory. The "Colégio Regente Feijó" and some spaces of elite sociabilities are explored as important locus in the historical conformation of the group: from them, we unveil civic-literate sociabilities, shared practices and ideas in the process of constructing their agenda of interpretation of Brazil. The collective production of the Euclidianos, especially noted in the newspaper Tapejara in the 1950s, is then interpreted from a lexicon of categories linked around what they considered "the heart of Brazil": the hinterland, the rural and the caboclo. These categories can be read as positions taken at the same time in disciplinary conflicts that marked the institutionalization of the social sciences in the country and around the concern for cultural mediation of the legitimate national/regional identity. With a poetics of space which reaffirmed the Campos Gerais and the "civic capital" of Paraná, the writers representing the "hard core" of the Centro Cultural Euclides da Cunha, operated dialogues with a series of groups and authors identified with signs of Euclidianism, Indianism and Bandeirantism. From a relational point of view, these questions allowed us to map the ways in which these agents approached a romantic, historical, sociological and folkloric literature, according to the insertion of the group (as it was launched) in the political and literary context of Paraná from the middle of the last century. When the present work speaks on the plasticity of the sertão imagined in this circle, we are referring to specific uses, yearnings, affections and disputes that seem to us involved in the meeting and production of the euclidianos princesinos. Keywords: Euclidianos; Trajectory; Civic-literate Sociabilities; Centro Cultural Euclides da Cunha; Tapejara.-
Formato: dc.format300 p. : il., retrs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIntelectuais - Produção textual - Ponta Grossa (PR) - 1940-
Palavras-chave: dc.subjectCentro Cultural Euclides da Cunha - Ponta Grossa (PR) - 1940-
Título: dc.titleDa Intelectualidade princesina, o coração do Brasil : trajetória, sociabilidades cívico-letradas e a plasticidade do sertão imaginado no círculo euclidiano (Paraná, meados do século XX)-
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