Considerações sobre a educação tributária no Brasil e sua contribuição para a consciência da cidadania plena

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeixe, Blênio Cezar Severo, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral-
Autor(es): dc.contributorCorrea, Ronald-
Autor(es): dc.creatorSilva, Erson Lopes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:29:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:29:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54918-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54918-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Blenio Cesar Severo Peixe-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Auditoria Integral-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A discussão realizada neste trabalho objetivou discutir a relação entre a Educação Tributária e o desenvolvimento da consciência da cidadania. Considerou-se a idéia de que ao conscientizar o cidadão da função sócio-econômica dos tributos estaremos estimulando-o a cobrar do administrador público a correta aplicação dos recursos do Estado e também fazendo-o cúmplice e responsável pela finanças públicas e pelo pagamento de tributos. Buscou-se respostas para as seguintes questões: A consciência da cidadania estimula a participação do cidadão na construção da sociedade? Pode a educação tributária contribuir para o desenvolvimento da consciência de cidadania? Um cidadão com espírito crítico exercerá fiscalização sobre a aplicação dos recursos públicos? Discutiu-se a idéia de que a educação desempenha ponte entre os direitos políticos e direitos sociais, e dessa forma, conclui-se que o direito de escolarização torna-se direito e dever indissoluvelmente ligado ao exercício da cidadania. Conclui-se que a escola tem a função de preparar os membros da sociedade para a totalidade da vida social, cabendo ainda a ela propiciar conhecimentos capazes de torná-los cidadãos consciente e ativos, agentes modificadores da sociedade, e nesse contexto surge a necessidade de despertar no indivíduo a consciência sobre os impostos, sua importância e a capacidade de criticar questões ligadas aos tributos e à sua aplicação. Conclui-se, finalmente, que, o conhecimento sobre Educação Tributária, contribui para formação de cidadão atuante, comprometido com o bem comum, e preocupado com as ações do governo na aplicação dos recursos públicos, e com a construção de uma sociedade com mais equilíbrio e justiça social-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTributos-
Título: dc.titleConsiderações sobre a educação tributária no Brasil e sua contribuição para a consciência da cidadania plena-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.