
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marchiori, Patricia Zeni, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Dalpiaz, Elane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:19:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:19:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54901 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54901 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Patricia Zeni Marchiori | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Estudo sobre motivações e dificuldades de pesquisadores para publicação em periódicos acadêmico-científicos. Objetiva investigar, sob o ponto de vista de autores-pesquisadores que já publicaram em periódicos interdisciplinares, suas motivações e dificuldades para publicar. Do ponto de vista teórico, explora sobretudo aspectos relativos à comunicação científica, aos periódicos científicos, à área interdisciplinar, aos critérios de avaliação de periódicos e às motivações e dificuldades que, potencialmente, justificam a publicação em periódicos interdisciplinares. Caracteriza-se como pesquisa exploratória quanto aos fins e como pesquisa de campo quanto aos meios, com abordagem quantitativa e qualitativa. Em campo, adota como instrumento de coleta questionários online, distribuídos para 120 autores-pesquisadores que publicaram no periódico AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, obtendo o retorno de 34 autores-pesquisadores. Os resultados revelam que as plataformas de acesso aberto são o principal fator motivacional para os autores-pesquisadores publicarem, seguido da possibilidade de disseminar a informação e o conhecimento. A dificuldade mais apontada é a baixa disponibilidade de tempo para pesquisar e/ou escrever, confirmando estudos anteriores sobre a temática. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Periódicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisadores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Publicações cientificas | - |
| Título: dc.title | Publicação em periódico acadêmico-científico interdisciplinar : motivações e dificuldades percebidas por pesquisadores | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: