Design gráfico e resistência cultural em Rogério Duarte (1962-1971)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Arthur-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História-
Autor(es): dc.creatorFuchs, Isabela Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:27:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:27:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54897-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54897-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Artur Freitas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 21/02/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa enfoca na produção de design gráfico de Rogério Duarte entre os anos de 1962 a 1971, em paralelo à repressão política e consequente resistência cultural existente nessa quase uma década. Objetiva-se, portanto, observar como Rogério Duarte se posicionou enquanto designer diante dos principais debates que marcaram estes anos, bem como sua trajetória intelectual e a sua trajetória pessoal de prisão, torturas e consequentes internamentos psiquiátricos. Com vistas a análise da produção gráfica de Rogério Duarte entre 1962 e 1971, foram escolhidos cinco projetos gráficos: o projeto editorial da revista "Movimento" (1961), o cartaz de "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964), a capa do disco "Caetano Veloso" (1968), a capa do disco "Gilberto Gil" (1968) e, por fim, o projeto editorial da revista "Flor do Mal" (1971). Assim, buscou-se fazer uma abordagem histórica da relação do Design com a cultura, verificando as interconexões destes projetos com as produções de seu tempo, com destaque para o CPC da UNE, o Cinema Novo, a tropicália e a cultura marginal, cabendo neste espaço abordar as correspondentes interações com o aparelho autoritário e as primeiras experimentações da institucionalização do design no Brasil e suas respectivas discussões e práticas. Por fim, a pesquisa demonstra a existência de processos de ruptura na trajetória de Rogério Duarte no intervalo proposto, em intermitente diálogo com as dinâmicas culturais dos anos sessenta e setenta. Palavras-chave: Memória gráfica; ditadura militar; tropicália; marginália; história e design; design brasileiro.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This research is focused on Rogério Duarte's graphic design production between the years of 1962 and 1971 in the context of political repression and resulting cultural resistance in near a decade during the Brazilian military dictatorship (1964-1985). Therefore the main objective here is to observe how Rogério Duarte positioned himself as a designer in the main debates that marked those years, as well as both his personal and intellectual trajectories of being imprisoned, tortured and hospitalized in psychiatric institutions. Five graphic projects have been chosen in order to analyze Rogério Duarte's graphic production between 1962 and 1971: the "Movimento" magazine's editoral project (1961), the "Deus e o Diabo na Terra do Sol" poster (1964), the "Caetano Veloso" album cover (1968), the "Gilberto Gil" album cover (1968) and the "Flor do Mal" magazine's editorial project (1971). Thus a historical approach was sought to establish the relationship between Design and culture, verifying the interconnections of these projects with the productions of their time emphasizing on the Popular Culture Center (CPC) created by the National Union of Students (UNE), Cinema Novo, Tropicália and marginal culture being fit in this space to approach the corresponding interactions with the authoritarian apparatus and first experiments of design's institutionalization in Brazil and their respective discussions and practices. Finally this research demonstrates the existence of rupture processes in Rogério Duarte's trajectory during the time period studied, in an intermittent dialogue with the cultural dynamics of the sixties and seventies Key-words: Graphic memory; military dictatorship; tropicalia; marginalia; history and design; brazilian design.-
Formato: dc.format202 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDesign gráfico - Brasil - 1962-1971-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Título: dc.titleDesign gráfico e resistência cultural em Rogério Duarte (1962-1971)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.