Relações étnico-raciais no contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarafon, Danielle-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorMachado, Viviane Aparecida Costa Paiva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:07:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:07:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54842-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54842-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Danielle Marafon-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho é resultado de análise de publicações de experiências, estudo de leis e pesquisas, análise de relatos de experiências de educadores e observações do contexto escolar, e busca contribuir para um ensino de qualidade que tem por princípio a valorização do ser humano. Dentre os capítulos nos quais se divide esse trabalho direcionado à temática "História e Cultura Africana e Afrodescendente" prima-se pela efetivação do trabalho com essa temática, na forma como determina a lei 10. 639/03. Parte da reflexão de história de lutas pelo combate ao racismo e pela criação de políticas de valorização da identidade negra, tendo a escola como locos privilegiados de (trans) formação de homem e de sociedade. Para tanto, não poderia deixar de referendar a importância do professor como agente crítico e transformador no contexto escolar, na reflexão sobre sua prática cotidiana, no repensar currículo, ao assumir uma postura positiva no trato da diversidade étnico-racial articulando os conteúdos dessa temática no cotidiano de sala de aula. Além de abordar possibilidades de inovações da prática pedagógica com vistas a sensibilizar, motivar os professores a se lançarem na direção de um trabalho que realmente atenda as necessidades sociais e que colabore para uma cultura de paz.-
Formato: dc.format19 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectRelações etnicas-
Título: dc.titleRelações étnico-raciais no contexto escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.