
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Adriana Teles de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Bento, Thais Simeoni Pirez | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:47:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:47:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54838 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54838 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Adriana Telez de Souza | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo de conclusão de curso tem como tema "A Rotatividade do professor e a implicação na formação continuada e no trabalho colaborativo". Sua problemática surgiu sobre a dificuldade do coordenador pedagógico em consolidar durante o ano letivo suas orientações, quanto o trabalho pedagógico, o processo de aprendizagem, o vínculo afetivo entre professor-aluno, a troca de experiências e materiais entre professores. O objetivo principal pretende identificar como a Rotatividade de Professores prejudica o andamento da formação continuada, o trabalho colaborativo e a qualidade no ensino-aprendizagem dos alunos destes profissionais, os objetivos específicos serão apresentar a importância da formação continuada, a qual é a principal função do coordenador pedagógico, bem como o desenvolvimento e as contribuições do trabalho colaborativo, exibir como a rotatividade implica na prática docente por meio de leituras de autores que como: Vygotsky (1989), Araújo (2004), Daniels (2004), entre outros que defendem o trabalho coletivo, o trabalho em grupo e a troca de experiências entre os indivíduos, bem como autores como Duarte (2009), Biase (2009), Ferreira (2007), que nos apresentam os problemas, causas e consequências da Rotatividade nos ambientes escolares. E refletir as leituras realizadas, sobre a formação continuada e as implicações sobre a rotatividade, com o intuito de oferecer estratégias, que possam amenizar um pouco essa problemática tão presente nas instituições escolares. Por meio de uma metodologia com base em análise de literaturas produzidas nessa área, o presente trabalho destaca a Formação Continuada Coletiva como um instrumento, que pode contribuir para amenizar os danos causados pela rotatividade na ruptura do trabalho de um professor para o outro. | - |
| Formato: dc.format | 20 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Educação permanente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Título: dc.title | A rotatividade de professores e a implicabilidade no trabalho colaborativo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: