A rotatividade de professores e a implicabilidade no trabalho colaborativo

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Autor(es): dc.contributorSouza, Adriana Teles de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorBento, Thais Simeoni Pirez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:47:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:47:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54838-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54838-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Adriana Telez de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo de conclusão de curso tem como tema "A Rotatividade do professor e a implicação na formação continuada e no trabalho colaborativo". Sua problemática surgiu sobre a dificuldade do coordenador pedagógico em consolidar durante o ano letivo suas orientações, quanto o trabalho pedagógico, o processo de aprendizagem, o vínculo afetivo entre professor-aluno, a troca de experiências e materiais entre professores. O objetivo principal pretende identificar como a Rotatividade de Professores prejudica o andamento da formação continuada, o trabalho colaborativo e a qualidade no ensino-aprendizagem dos alunos destes profissionais, os objetivos específicos serão apresentar a importância da formação continuada, a qual é a principal função do coordenador pedagógico, bem como o desenvolvimento e as contribuições do trabalho colaborativo, exibir como a rotatividade implica na prática docente por meio de leituras de autores que como: Vygotsky (1989), Araújo (2004), Daniels (2004), entre outros que defendem o trabalho coletivo, o trabalho em grupo e a troca de experiências entre os indivíduos, bem como autores como Duarte (2009), Biase (2009), Ferreira (2007), que nos apresentam os problemas, causas e consequências da Rotatividade nos ambientes escolares. E refletir as leituras realizadas, sobre a formação continuada e as implicações sobre a rotatividade, com o intuito de oferecer estratégias, que possam amenizar um pouco essa problemática tão presente nas instituições escolares. Por meio de uma metodologia com base em análise de literaturas produzidas nessa área, o presente trabalho destaca a Formação Continuada Coletiva como um instrumento, que pode contribuir para amenizar os danos causados pela rotatividade na ruptura do trabalho de um professor para o outro.-
Formato: dc.format20 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Educação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleA rotatividade de professores e a implicabilidade no trabalho colaborativo-
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