Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Janice Mendes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Antunes, Sueli Aparecida Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:13:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:13:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54837 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54837 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Janice Mendes da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre os desafios acerca da implantação da escola de tempo integral no ensino fundamental em uma escola pública do município de Ponta Grossa, Pr, tema que suscita intensos debates nos meios educacionais. Mais especificamente objetivou-se contextualizar teoricamente os princípios que regem a educação em tempo integral, apresentar os argumentos presentes na literatura a respeito do tema e por fim, conhecer quais os principais desafios para a Educação com a implantação desse modelo, com base na opinião da comunidade escolar, especialmente os professores. A metodologia utilizada para nortear o estudo foi do tipo exploratória, de cunho qualitativo. Para a coleta de dados, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a fim de conhecer os aspectos legais e epistemológicos, bem como o que defendem alguns dos principais autores sobre o tema. Foi aplicada uma entrevista a 13 profissionais de uma escola municipal, no intuito de verificar o seu ponto de vista acerca dos desafios encontrados para tal implantação. Analisando-se os resultados da pesquisa, verificase que a escola, campo do estudo apresenta uma série de desafios para seu funcionamento no regime de tempo integral, o que compromete a qualidade do trabalho pedagógico e consequentemente, os resultados deste modelo de educação. Muito precisa ser feito, um longo caminho precisa ser trilhado para que a escola de tempo integral apresente os resultados esperados, os quais dizem respeito a uma educação integral na formação do cidadão. Não apenas como um projeto que ocupe crianças durante todo o dia, mas que este tempo seja efetivo na formação do ser humano em sua integralidade | - |
Formato: dc.format | 21 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Título: dc.title | Desafios para implantação da escola em tempo integral | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: