O coordenador pedagógico frente à indisciplina escolar e o trabalho com os professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCeccatto, Andréa de Paula, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Suzana Pagnoncelli Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:02:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:02:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54836-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54836-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Andréa Ceccatto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetiivo deste trabalho é explanar sobre o conceito de indisciplina escolar, as principais causas atribuídas por professores e alunos, bem como estratégias de enfrentamento. Abordar sobre a atuação do coordenador pedagógico, a sua fundamental importância em viabilizar ações para o enfrentamento das situações no cotidiano escolar, através da construção do projeto político pedagógico; da orientação e organização do trabalho através do currículo; projetos que trabalhem conceitos e levem à reflexão sobre respeito, valores e atitudes de solidariedade; uso de instrumentos de avaliação formativa; formação continuada para o aprimoramento dos professores; estímulo ao trabalho colaboratiivo e uso das novas tecnologias da comunicação e da informação, que já fazem parte da rotina da maioria das crianças. Assim, incluir os recursos digitais na sala de aula é uma estratégia para tornar o desenvolvimento dos conteúdos mais interessantes, contribuindo para evitar aulas rotineiras e monótonas. Para verificar o que pensam a respeito da indisciplina escolar, foi realizada uma pesquisa com professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, em algumas escolas da rede Municipal de Pato Branco-PR, fundamentada numa abordagem qualitativa, tendo como base a pesquisa exploratória e como instrumento de coleta de dados, o questionário, com o objetivo de coletar informações a respeito da indisciplina em sala de aula e em outros espaços da escola, bem como o enfrentamento da mesma, através das informações dos alunos onde as respostas de ambos coincidem quando dizem considerar a indisciplina como falta de educação, falta de disciplina e limites vindos de casa; algo que necessita ser estudado.-
Formato: dc.format17 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Título: dc.titleO coordenador pedagógico frente à indisciplina escolar e o trabalho com os professores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.