Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Janice Mendes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Bojko, Suelen Hoffmann | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:26:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:26:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54817 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54817 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Janice Mendes da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O artigo objetiva refletir a questão da atuação dos órgãos colegiados na gestão democrática, buscando conhecimentos, conceitos e definições com mais profundidade sobre a gestão democrática e a atuação dos órgãos colegiados, com intuito de colocar em prática e envolver os pais dentro da tomada das decisões da escola. O artigo discute a importância da gestão democrática e a atuação dos órgãos colegiados nas escolas, pois esses garantem, na forma da lei, a prática da participação na escola, na busca pela descentralização do poder e da consciência social entorno da oferta de uma educação de qualidade. O processo de democratização da escola pública torna-se importante quando há a compreensão dos órgãos colegiados, pois é uma das características da gestão democrática, na questão da tomada de decisões coletivas, envolvendo pais, alunos, professores, funcionários e comunidade local na administração escolar. Uma gestão considerada democrática investe na autonomia dos sujeitos para o compartilhamento das decisões, identificando o potencial de colaboração de cada pessoa e segmento escolar promovendo um trabalho coletivo na construção da cidadania e efetivação do processo democrático. Através de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, a qual buscou compreender a visão dos profissionais de educação diante do tema em questão através de questionários abertos. Conclui-se que há grande importância da atuação dos órgãos colegiados na gestão democrática, lembrando que o conceito de gestão democrática permeia desde a participação de todos os sujeitos da escola em seus segmentos até na tomada de decisões, tudo está interligado, criando os princípios da gestão democrática. Todos precisam entender a importância da sua participação neste processo democrático, para que todos possam desempenhar melhor a sua função, assim contribuindo para o fortalecimento da escola e de seus órgãos colegiados. Com isso, surge o desafio onde precisamos implementar um processo de planejamento participativo de representantes de todos os segmentos da comunidade escolar | - |
Formato: dc.format | [24] p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Título: dc.title | A atuação dos órgãos colegiados da gestão democrática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: