A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Adriana Teles de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorVilla, Soraia Márcia dos Santos Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:52:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:52:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54815-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54815-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Ms. Adriana Teles de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo tem como objetivo abordar o uso dos dispositivos móveis como ferramenta pedagógica no contexto da sala de aula refletindo sobre o papel do coordenador pedagógico frente ao uso das novas tecnologias como parte fundamental do trabalho transdisciplinar e interdisciplinar que a o mundo digital impõe à educação pública de qualidade. Buscou-se estuda ro nível de acessibilidade da população aos dispositivos móveis e inclusão digital através do uso da rede de internet e telefonia celular, sua relação com o espaço escolar visando enfrentar os desafios da era digital.Discutiu-se sob as bases teóricas de Moran (1999, 2000)o ensino e a aprendizagem a partir de práticas pedagógicas voltadas para a pesquisa dialogando com o pensamento de Antunes de Sá (2013) que aborda a importância da descoberta dos conceitos e a necessidade de qualificar os professores para atuar como mediadores do conhecimento através do uso das novas tecnologias, com Demo (1996)observamos a possibilidade de educar pela pesquisa,práticas que colocam o aluno no protagonismo do processo utilizando-se como canais de comunicação em conformidade com as ideias de Lorenzo (2013)sobre o uso dos recursos da internet em redes sociais com uma finalidade de beneficiar o processo de ensino e aprendizagem-
Formato: dc.format21 p. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleA coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital-
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