Indisciplina na escola : fatores determinantes sob a ótica de alunos e professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnaut, Michelle Souza Julio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorCampos, Simone Elisabete Borges de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:08:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:08:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54813-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54813-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Michelle Souza Julio Knaut-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo apresenta um estudo sobre as causas da indisciplina em sala de aula. Teve como objetivo promover a reflexão acerca das causas da indisciplina na perspectiva de cinco professores e cinco alunos do 6º ao 9º ano, do Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski. Inicialmente analisamos as várias fases pelas quais passou a educação Brasileira com seus pontos positivos e negativos para a escola, para os alunos e para a disciplina escolar. Em seguida discutimos os conceitos e interpretações de disciplina e indisciplina. Mais adiante exploramos os percalços da indisciplina para aprendizagem e o papel do professor diante de tal comportamento. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo de cunho qualitativo, recorrendo a alguns teóricos da temática em questão, pois, para estudar a indisciplina, se faz necessário relacionar teoria e prática. A pesquisa de campo abordou os possíveis motivos da indisciplina na escola. Constatou-se que vários fatores contribuem para gerar a indisciplina, entre eles, a falta de valores morais na criança e o despreparo do professor para agir diante de tais situações. Constatou-se ainda a necessidade da elaboração e cumprimento de regras e de mudanças na forma de pensar e agir entre professores e alunos levando-os a um bom relacionamento. Faz-se necessário ainda o comprometimento da escola e da família com a vida escolar do aluno, visando uma educação de qualidade. Com base na pesquisa realizada, aqui pretendeu-se contribuir para a compreensão dos motivos que levam à indisciplina, prejudicando a relação professor-aluno e o desempenho dos mesmos em sala de aula-
Formato: dc.format23 p. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Título: dc.titleIndisciplina na escola : fatores determinantes sob a ótica de alunos e professores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.