
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Tonet, Silvia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:59:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:59:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54811 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54811 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esse artigo tem a finalidade de analisar como se configura a relação dos participantes ativos da escola, salientar a importância da participação da família na vida estudantil de seus filhos, como um dos incentivos primordial ao seu sucesso escolar e demonstrar a satisfação dos docentes em contribuir para essa apropriação, tudo isso propiciado e justificado pela gestão democrática e por todos os participantes ativos da escola. Tanto a escola com seus atuantes (professores, diretores, pedagogos, funcionários da limpeza e da cozinha) como a comunidade na qual está inserida, ou seja, os pais e/ou responsáveis, são todos protagonistas na relação entre o processo de ensino-aprendizagem dos discentes no âmbito escolar quanto no familiar. Desse modo escola e comunidade são segmentos constituintes na formação desses indivíduos em desenvolvimento. Sendo assim, podem ser pensados sobre o principal impacto da falta de um dos segmentos cruciais na formação plena dos discentes, e, sobretudo quais os procedimentos, ações que a escola como um todo pode realizar para que ele seja, senão integralmente, parcialmente inserido nesse processo. Observado por meio de alguns estudiosos em suas pesquisas sobre esse processo tão delicado da educação dos discentes, no intuito de agregar reflexões e soluções para sua inserção. Para aprimorar as reflexões foi utilizada a metodologia de caráter qualitativa e exploratória de dados teóricos e teve como embasamento os autores Vitor Paro, Paulo Freire, Celso Antunes entre outros, que trazem estudos significativos à participação da família na escola como incentivo educacional. Estudo esse que precisa de continuidade e formas criativas que agreguem cada vez mais a família dentro do ambiente de desenvolvimento de seus filhos, futuros cidadãos ativos na sociedade | - |
| Formato: dc.format | 22 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lar e escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
| Título: dc.title | Participação da família na escola : como um incentivo educacional | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: