Considerações sobre o conselho de classe : o que falam os professores?

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Autor(es): dc.contributorSouza, Adriana Teles de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorFabril, Silvia Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:36:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:36:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54810-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54810-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Ms. Adriana Teles de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo deste trabalho é o de compreender qual o conhecimento que os professores possuem acerca das funções do Conselho de Classe, a fim de contribuir para a redução da distância entre a teoria e a prática que se efetivam no Conselho de Classe. A função essencial do Conselho de Classe, estabelecida em resoluções educacionais, é a de priorizar a participação direta, efetiva e coletiva dos profissionais que atuam no processo pedagógico, tendo como foco central o ensino e a aprendizagem. Todavia, o que se tem vivenciado é que o Conselho de Classe tem se transformado em um momento de desabafo coletivo, em que seus componentes não conhecem os papeis que devem desempenhar e nem as funções do Conselho de Classe. A partir dessa situação, o presente trabalho objetiva contribuir para a reflexão do papel do professor como um componente fundamental do Conselho de Classe, bem como seu conhecimento acerca das funções dessa instância. Sendo assim, foi desenvolvida uma pesquisa com 10 professores em uma escola da rede estadual de Ensino do Estado do Paraná, na cidade de Floraí, que atende aos alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. A abordagem teve o aspecto qualitativo e o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. A pesquisa bibliográfica foi realizada tendo como as obras de Dalben (2006), Engers e Gomes (2007), Guerra (2006), Mattos (2005) e outros autores que possuem trabalhos referentes ao tema. A análise dos dados revelou que os professores são conhecedores dos objetivos e funções do Conselho de Classe, mas seguem um padrão de funcionamento que já está estabelecido na escola, sem questionar o seu funcionamento ou os seus resultados-
Formato: dc.format23 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectConselhos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Título: dc.titleConsiderações sobre o conselho de classe : o que falam os professores?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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