
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Maysa Ferreira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Silvia dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:42:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:42:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54808 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54808 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Maysa Ferreira da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado numa escola do município de Pato Branco/PR, tendo como principal objetivo analisar o papel do gestor escolar e os desafios por ele enfrentados, em face das novas demandas que a escola enfrenta, no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma, tempos de mudança, carências, individualismo, falta de parceria com as famílias, a formação dos estudantes não pode ser de forma tradicional, transmitindo apenas conteúdos, é fundamental que se desenvolvam as competências exigidas na sociedade, necessárias para a prática de uma cidadania responsável. Muitos destes desafios já se acham reconhecidos conceitualmente, embora, em muitos casos, sejam trabalhados apenas genericamente pela comunidade educacional. Sua notoriedade ocorreu principalmente por terem sido propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira – LDBEN – Lei nº. 9394/96. Tal é o caso da democratização da educação, já anteriormente estabelecida pela Constituição de 1988. Para discutir esse tema, além da pesquisa bibliográfica a autora usou dados coletados através de questionários aplicados a comunidade escolar, uma comunidade escolar carente, com problemas sociais, contudo com aprendizagem significativa. A luz das bibliografias sobre o tema, bem como da opinião dos entrevistados, procurou-se neste artigo empreender uma reflexão sobre a importância da gestão democrática, bem como de seus gestores para o desenvolvimento de educação de qualidade e inclusiva, buscando assim abrir o leque do entendimento sobre esse tema, tão importante para este momento pelo que passa a sociedade e a educação brasileira. | - |
| Formato: dc.format | 18 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
| Título: dc.title | Importância da gestão de pessoas na construção de uma escola democrática | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: