Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Camozzato, Silvana Tomazi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:10:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:10:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54805 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54805 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Andréa Ceccatto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo discute os desafios e as perspectivas do coordenador pedagógico no contexto das novas tecnologias, sob a ótica de uma pesquisa realizada com as coordenadoras pedagógicas da rede de educação básica do Município de Pato Branco - PR, correspondente ao ano letivo de 2016. Este estudo discute o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da função do coordenador pedagógico através do acompanhamento da sua prática pedagógica. Para tanto, este trabalho está estruturado em três momentos: o primeiro pontua a função do coordenador pedagógico entre a base legal e a realidade vivida; o segundo foca a função do pedagogo face às novas tecnologias, fazendo uma análise entre o uso da tecnologia para o desempenho da sua função e da articulação na prática pedagógica do professor e o terceiro trata da metodologia da pesquisa, com aplicação de questionário online, através das análises das respostas, com aportes teóricos, sendo pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados e discussão indicam que: há necessidade de formação na área de tecnologias educacionais para as coordenadoras pedagógicas; torna-se necessário desenvolver ações para mobilizar, orientar e acompanhar o trabalho dos professores no uso das tecnologias; alguns laboratórios de informática estão em péssimas condições de uso; o coordenador pedagógico precisa integrar as novas tecnologias no seu fazer pedagógico. | - |
Formato: dc.format | 20 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Título: dc.title | Desafios e perspectivas do coordenador pedagógico na rede municipal de Pato Branco - PR face às novas tecnologias | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: