Desafios e perspectivas do coordenador pedagógico na rede municipal de Pato Branco - PR face às novas tecnologias

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Autor(es): dc.contributorCeccatto, Andréa de Paula, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorCamozzato, Silvana Tomazi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:10:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:10:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54805-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54805-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Andréa Ceccatto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo discute os desafios e as perspectivas do coordenador pedagógico no contexto das novas tecnologias, sob a ótica de uma pesquisa realizada com as coordenadoras pedagógicas da rede de educação básica do Município de Pato Branco - PR, correspondente ao ano letivo de 2016. Este estudo discute o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da função do coordenador pedagógico através do acompanhamento da sua prática pedagógica. Para tanto, este trabalho está estruturado em três momentos: o primeiro pontua a função do coordenador pedagógico entre a base legal e a realidade vivida; o segundo foca a função do pedagogo face às novas tecnologias, fazendo uma análise entre o uso da tecnologia para o desempenho da sua função e da articulação na prática pedagógica do professor e o terceiro trata da metodologia da pesquisa, com aplicação de questionário online, através das análises das respostas, com aportes teóricos, sendo pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados e discussão indicam que: há necessidade de formação na área de tecnologias educacionais para as coordenadoras pedagógicas; torna-se necessário desenvolver ações para mobilizar, orientar e acompanhar o trabalho dos professores no uso das tecnologias; alguns laboratórios de informática estão em péssimas condições de uso; o coordenador pedagógico precisa integrar as novas tecnologias no seu fazer pedagógico.-
Formato: dc.format20 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Título: dc.titleDesafios e perspectivas do coordenador pedagógico na rede municipal de Pato Branco - PR face às novas tecnologias-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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