Coordenador pedagógico : sua participação na construção e mediação da proposta curricular da Escola Estadual Cecília Meireles - ensino fundamental II

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarafon, Danielle-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorMateus, Silvana Silva Roldam-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:09:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:09:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54804-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54804-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Danielle Marafon-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O coordenador pedagógico no espaço escolar tem como atribuição a mediação da ação educativa, a articulação entre a teoria e a prática, materializada na sala de aula, na relação professor aluno e conhecimento. O presente artigo tem como objetivo investigar a atribuição do coordenador pedagógico na construção e mediação da proposta curricular. Assume-se como hipótese que a descaracterização do trabalho deste profissional interfere na finalidade social da escola e, sobretudo, converge para a não ocupação do tempo e espaço por atividades de natureza especificamente educativa. Acredita-se que o cerne da coordenação pedagógica articula-se com o objetivo principal da escola, ou seja, o ensino e a aprendizagem dos conteúdos pertencentes ao legado científico da humanidade. Trata-se da transposição dos conteúdos curriculares mediante metodologias e situações didáticas capazes de assegurar a aprendizagem e desenvolvimento elaborado dos educandos. Na escola de atuação a mediação pedagógica ocorre de forma fragmentada e mesmo assistemática, reconhece-se que os problemas são inúmeros, contudo, percebe-se arraigada a concepção de que a atribuição do coordenador pedagógico consiste em resolver problemas pontuais: indisciplina, substituição de professores, fiscalização do uso do uniforme e encaminhamento de situações conflituosas. A partir dos pressupostos teóricos apresentados por estudiosos respeitado no assunto, a exemplo, Saviani (1985), Libâneo (2000) e Placo (2007), conclui-se que o desvio do trabalho da coordenação pedagógica repercute de forma incisiva no descumprimento da função basilar da escola.-
Formato: dc.format24 p. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Título: dc.titleCoordenador pedagógico : sua participação na construção e mediação da proposta curricular da Escola Estadual Cecília Meireles - ensino fundamental II-
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