
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marafon, Danielle | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Mateus, Silvana Silva Roldam | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:09:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:09:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54804 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54804 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Danielle Marafon | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O coordenador pedagógico no espaço escolar tem como atribuição a mediação da ação educativa, a articulação entre a teoria e a prática, materializada na sala de aula, na relação professor aluno e conhecimento. O presente artigo tem como objetivo investigar a atribuição do coordenador pedagógico na construção e mediação da proposta curricular. Assume-se como hipótese que a descaracterização do trabalho deste profissional interfere na finalidade social da escola e, sobretudo, converge para a não ocupação do tempo e espaço por atividades de natureza especificamente educativa. Acredita-se que o cerne da coordenação pedagógica articula-se com o objetivo principal da escola, ou seja, o ensino e a aprendizagem dos conteúdos pertencentes ao legado científico da humanidade. Trata-se da transposição dos conteúdos curriculares mediante metodologias e situações didáticas capazes de assegurar a aprendizagem e desenvolvimento elaborado dos educandos. Na escola de atuação a mediação pedagógica ocorre de forma fragmentada e mesmo assistemática, reconhece-se que os problemas são inúmeros, contudo, percebe-se arraigada a concepção de que a atribuição do coordenador pedagógico consiste em resolver problemas pontuais: indisciplina, substituição de professores, fiscalização do uso do uniforme e encaminhamento de situações conflituosas. A partir dos pressupostos teóricos apresentados por estudiosos respeitado no assunto, a exemplo, Saviani (1985), Libâneo (2000) e Placo (2007), conclui-se que o desvio do trabalho da coordenação pedagógica repercute de forma incisiva no descumprimento da função basilar da escola. | - |
| Formato: dc.format | 24 p. : il. color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Título: dc.title | Coordenador pedagógico : sua participação na construção e mediação da proposta curricular da Escola Estadual Cecília Meireles - ensino fundamental II | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: