Avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalles, Liliane Schenfelder-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSantos, Sandra Aparecida Napoleão dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:14:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:14:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54799-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54799-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente pesquisa buscou analisar o processo de avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da escola regular, cujo tema émuito recorrente nas escolas, e vem desafiando constantemente professores e orientadores pedagógicos em relação às demandas eminentes dos alunos com tais necessidades em sala de aula e a contrapartida do professor, especialmente no que se refere a forma de avaliar o aprendizado dos referidos alunos. Para tal foi necessário realizar, inicialmente, um estudo bibliográfico das diretrizes da educação especial dos anos 90 até os dias atuais, abordando também o acesso e permanência do aluno com necessidades educacionaisespeciais em sala de aula, bem como de que forma é conduzido o processo de avaliação a que estes alunos são submetidos e a atuação do professor neste contexto. Para efetivação desse estudo em campo prático, a pesquisa se desenvolveu com a aplicação de questionário sobre a temática, com o público de dez professores das escolas da rede pública e privada do Município de Arapoti-PR. Os dados possibilitaram uma análise reflexiva acerca dos desafios enfrentados pelo professor em sala de aula para conduzir o processo de avaliação, oportunizando ainda novos conhecimentos a respeito dos direcionamentos sobre como avaliar o aluno com necessidades educacionais especiais-
Formato: dc.format30 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleAvaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aula-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.