Acurácia do piloto automático elétrico em linhas convencionais e sobre projeto de linhas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWeirich Neto, Pedro Henrique-
Autor(es): dc.contributorGurski, Bruno César-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegócio-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Rubens Hille-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:16:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:16:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54797-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54797-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Pedro Henrique Weirich Neto-
Descrição: dc.descriptionCo-Orientador : Prof. MSc. Bruno César Gurski-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegócio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O piloto automático de máquinas agrícolas é um mecanismo elétrico ou hidráulico, orientado por constelação de satélites, que faz a gestão das trajetórias nas operações, guiando o trator automaticamente sobre a linha criada diretamente no monitor do piloto pelo operador (Método convencional) ou em softwares (Projeto de linhas). O objetivo deste trabalho foi comparar a acurácia de um piloto automático elétrico sobre linhas convencionais e sobre um projeto de linhas, para auxiliar o agricultor na tomada de decisão. Para tanto, realizou-se experimento na região dos Campos Gerais, PR, considerando três blocos e dois tratamentos, conforme metodologia de criação das linhas. O delineamento experimental tomou como amostras o espaçamento entre as linhas que foram riscadas em campo através de um peso tracionado pelo trator com piloto automático. Os dados foram tabulados e submetidos a análises de medidas de tendência central, dispersão e variância. Os resultados demonstraram que diante das medidas de dispersão, a metodologia projetada de criação de linhas foi mais exata, mas menos precisa que a forma convencional. Porém, estatisticamente não houve diferença significativa entre as duas metodologias no que se refere à acurácia, significando que o agricultor que possui piloto automático elétrico e sinal GPS autônomo não deve mudar a metodologia de trabalho convencional para projeto de linhas se o objetivo for aumentar a acurácia nos seus trajetos. De forma geral foram observadas as vantagens dos equipamentos de direcionamento agrícola como a exatidão nas trajetórias, o controle de tráfego, registro dos dados, gerenciamento e ferramentas para tomada de decisão em tempo real. Palavras-Chave: Agricultura de precisão, GPS, GNSS, piloto automático, projeto de linhas.-
Formato: dc.format33 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMáquinas agrícolas-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura de precisão-
Título: dc.titleAcurácia do piloto automático elétrico em linhas convencionais e sobre projeto de linhas-
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