Indisciplina escolar : um estudo acerca dos documentos utilizados pelos coordenadores pedagógicos de uma escola pública

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Ademir Aparecido Pinhelli-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorGrespan, Rosana Pimentel de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:52:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:52:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54786-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54786-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Ademir Aparecido Pinhelli Mendes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo trata de um estudo acerca da indisciplina escolar por meio de revisão em literatura impressa e em meios acadêmicos, tomando-se o cuidado de sustentar uma pesquisa junto a obras, pertinentes ao assunto e cujos autores são conceituados como AQUINO (1996), VASCONCELLOS (1996), GARCIA (1999), GOLBA (2016), GOTIZENS (2003), ZAGURY (2006). Posteriormente, realizamos a análise de documentos da coordenação pedagógica de um colégio público da rede de ensino do Estado do Paraná, dando ênfase no trabalho realizado em intervenções, junto aos alunos e professores, no sentido de minimizar os conflitos estabelecidos no ambiente escolar. A pesquisa teve com objetivo investigar a dimensão de processos de socialização e relacionamentos que os alunos exercem na escola, na relação com seus pares e com os profissionais da educação, no contexto do espaço escolar. Observa-se hoje uma crescente preocupação da sociedade brasileira com o fenômeno da indisciplina escolar; a qual, para muitos profissionais da educação, é vista como um ato indisciplinar, e, dependendo do grau do conflito, tornar-se-á um ato infracional. O fio condutor do trabalho da coordenação pedagógica, foco desse trabalho, é exatamente o de usar instrumentos que respaldam legalmente as suas ações e vem contribuindo de maneira significativa para minimizar os conflitos no ambiente escolar.-
Formato: dc.format22 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão escolar-
Título: dc.titleIndisciplina escolar : um estudo acerca dos documentos utilizados pelos coordenadores pedagógicos de uma escola pública-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.