Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Janice Mendes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Kavalkeviski, Rosana Onesko de Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:54:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:54:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54785 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54785 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Msc. Janice Mendes da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Diante da necessidade da formação de professores reflexivos e pesquisadores da própria prática, este trabalho surge a fim de pesquisar de que maneira os professores realizam esta reflexão e como isto modifica a sua prática pedagógica. O professor reflexivo e pesquisador é aquele que consegue olhar para si e para as suas ações com uma visão crítica. A partir desta reflexão, consegue estabelecer alternativas para agir de forma a aprimorar a sua prática docente. Como objetivos desta pesquisa destacamos: a) evidenciar a relevância da formação de professores reflexivos e pesquisadores; b) perceber se a reflexão está presente na atuação dos professores; c) identificar se os professores buscam uma formação contínua e constante por meio de pesquisas com base em sua prática. Para que fosse possível atingir os objetivos citados, realizou-se uma abordagem qualitativa sobre questões aplicadas em forma de questionários à professores da rede de ensino do município de Ponta Grossa. Após a categorização dos dados e as análises dos dados obtidos, conclui-se que os professores estão buscando, cada vez mais, realizar a reflexão de sua prática e que através de pesquisas diversificadas, mesmo que rotineiras por meio da internet e livros didáticos, procuram modificar e melhorar a sua prática sempre que necessário. Foi possível observar que todos os professores pesquisados conhecem a relevância de refletir a sua prática, pensando no desenvolvimento do aluno e num processo de ensino aprendizagem mais eficaz. Destacamos também a importância de que este processo de reflexão e pesquisa sejam contínuos e não apenas nos anos iniciais da carreira docente. Independentemente da experiência do professor, sua pesquisa e reflexão não podem parar, só assim o ensino estará em constante desenvolvimento, a fim de melhorar a qualidade da educação. | - |
Formato: dc.format | 30 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Educação permanente | - |
Título: dc.title | Formação de professores reflexivos e pesquisadores | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: