A participação da família na vida escolar do filho da Escola de Educação Básica Osvaldo de Biassio na modalidade - Educação Especial

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalles, Liliane Schenfelder-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Rosa dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:39:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:39:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54784-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54784-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A inclusão de pessoas com necessidades especiais é o grande desafio deste século e está legalmente oficializada, neste ponto deve-se lembrar da importância da escola e da família, enquanto bases da formação do ser humano. Este estudo buscou uma reflexão sobre a participação dos pais na vida escolar do filho, para verificar as representações dos pais e professores no processo ensinar e aprender. Os objetivos da pesquisa foram: compreender as contribuições da família no processo de escolarização do filho; identificar o conhecimento das famílias em relação ao seu papel junto à escola; verificar o papel da gestão na parceria família e escola. O estudo teórico que subsidiou o desenvolvimento deste estudo favoreceu uma compreensão do sentido da inclusão e da relação escola/ família e aluno com necessidades educacionais especiais. A pesquisa foi realizada na Escola de Educação Básica Osvaldo de Biássio – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) situada em Castro, estado do Paraná, que atende 104 alunos no total e mantém também um projeto assistencial que atende 40 alunos. Para a referida pesquisa selecionou-se aleatoriamente cinco pais de alunos e cinco professores que foram convidados a responder um questionário específico, elaborado para a pesquisa em questão. A análise apontou para o valor inestimável que a Escola representa em suas vidas e para o atendimento de seus filhos, quanto às respostas dos professores constatou-se que todos os entrevistados foram unânimes em ressaltar a função primordial da família e o quanto é importante o papel de uma gestão sincronizada na parceria família-escola. O resultado das pesquisas e estudos realizados foi analisado, sistematizando assim um diagnóstico e uma proposta de intervenção social e pedagógica, que a partir dos trabalhos com os pais visa contribuir para a melhoria da vida dos alunos com necessidades educacionais especiais, fazendo com que os mesmos se tornem mais independentes e os pais mais conscientes de seu papel. Quanto mais os pais externarem interesse pelos seus filhos, dedicando um pouco do seu "tempo", facilitará o seu desenvolvimento e melhorará o rendimento escolar. O filho necessita sentir-se amado e respeitado, primeiramente pelos seus pais, na sua família, para posteriormente na sociedade-
Formato: dc.format18 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectLar e escola-
Título: dc.titleA participação da família na vida escolar do filho da Escola de Educação Básica Osvaldo de Biassio na modalidade - Educação Especial-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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