Conselho escolar e a gestão democrática participativa : um estudo de caso sobre as atribuições dos conselheiros escolares

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Autor(es): dc.contributorCeccatto, Andréa de Paula, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorBordin, Rodrigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:23:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:23:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54780-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54780-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : M. Sc. Andréa Ceccatto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo tematiza a Gestão Escolar Democrática e Participativa e o Conselho Escolar enfatizando o conhecimento das atribuições inerentes aos seus membros constituintes, conselheiros, a partir de uma pesquisa realizada em um colégio estadual da rede pública de ensino do estado do Paraná. Utilizou-se como abordagem metodológica o estudo de caso e a análise de conteúdo, explorando-se conceitos sobre o conselho escolar, com enfoque às suas funções e composição bem como ao conceito de gestão escolar democrática e participativa no ambiente escolar. Da pesquisa, verificou-se que muitos conselheiros limitavam suas atribuições junto ao Conselho Escolar apenas no que tange à dimensão financeira ou burocrática o que compromete sobremaneira a gestão escolar democrática e participativa e incita reflexões para o fato de que não há como se falar de abordagem participativa de gestão isentando a responsabilidade de todos nas ações da instituição e que para que isso ocorra é necessário um discurso articulado com a prática e o exemplo de atitude democrática-
Formato: dc.format19 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectConselhos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Título: dc.titleConselho escolar e a gestão democrática participativa : um estudo de caso sobre as atribuições dos conselheiros escolares-
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