Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Knaut, Michelle Souza Julio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Izidoro, Reni de Fátima Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:11:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:11:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54772 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54772 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Michelle Souza Julio Knaut | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Investigar as relações interpessoais no ambiente escolar e sua interferência no processo de ensino-aprendizagem é o objetivo principal desta pesquisa, que é bibliográfica e qualitativa, trazendo conceitos e opiniões de teóricos e estudiosos. A abordagem foi realizada em uma Escola Pública Estadual do Município de Guarapuava, PR, por meio de um questionário investigativo realizado com 33 alunos da 3ª série do Ensino Médio e entrevista com: a diretora, uma pedagoga, um professor da área de exatas, uma professora da área de humanas, ambos professores das turmas mencionadas, uma agente educacional I e uma agente educacional II. Os dados dos questionários são apresentados em gráficos e as opiniões fundamentadas, assim como a transcrição das entrevistas. Os resultados demonstram que as relações interpessoais no ambiente educacional têm grande relevância e podem interferir no processo de ensino aprendizagem, tanto de modo negativo, quanto positivo. A causa é apontada por diversos fatores, tais como emocional, comportamental, ético, social, entre outros, o que evidencia a necessidade de estudo e de um olhar mais apurado a todos os envolvidos nesse contexto. | - |
Formato: dc.format | 29 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações humanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Título: dc.title | As relações interpessoais no ambiente escolar e sua interferência no processo de ensino-aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: