As relações interpessoais no ambiente escolar e sua interferência no processo de ensino-aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnaut, Michelle Souza Julio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorIzidoro, Reni de Fátima Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:11:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:11:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54772-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54772-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Michelle Souza Julio Knaut-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Investigar as relações interpessoais no ambiente escolar e sua interferência no processo de ensino-aprendizagem é o objetivo principal desta pesquisa, que é bibliográfica e qualitativa, trazendo conceitos e opiniões de teóricos e estudiosos. A abordagem foi realizada em uma Escola Pública Estadual do Município de Guarapuava, PR, por meio de um questionário investigativo realizado com 33 alunos da 3ª série do Ensino Médio e entrevista com: a diretora, uma pedagoga, um professor da área de exatas, uma professora da área de humanas, ambos professores das turmas mencionadas, uma agente educacional I e uma agente educacional II. Os dados dos questionários são apresentados em gráficos e as opiniões fundamentadas, assim como a transcrição das entrevistas. Os resultados demonstram que as relações interpessoais no ambiente educacional têm grande relevância e podem interferir no processo de ensino aprendizagem, tanto de modo negativo, quanto positivo. A causa é apontada por diversos fatores, tais como emocional, comportamental, ético, social, entre outros, o que evidencia a necessidade de estudo e de um olhar mais apurado a todos os envolvidos nesse contexto.-
Formato: dc.format29 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRelações humanas-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleAs relações interpessoais no ambiente escolar e sua interferência no processo de ensino-aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.