
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Poli, Anna Christina Gonçalves de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Panasolo, Alessandro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Direito Ambiental | - |
| Autor(es): dc.creator | Fidélis, Maria de Lourdes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:42:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:42:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54768 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54768 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Drª. Anna Christina Gonçalves de Poli | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador : Prof. Alessandro Panasolo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Direito Ambiental | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A interferência antrópica no meio ambiente vem alterando a superfície terrestre e produzindo deslocamentos humanos forçados em grande escala. A comunidade internacional ainda não chegou a um consenso sobre o tratamento jurídico-político a ser dado a esta categoria de migrantes. O Direito, como meio de organização da sociedade, é chamado a exercer um papel fundamental para o reconhecimento desta categoria de pessoas enquanto grupos vulneráveis, atribuindo responsabilidades aos Estados no sentido de oferecer-lhes proteção. O presente estudo se propõe a analisar a emergência desta nova categoria de pessoas na ordem internacional e a responsabilidade dos Estados pra a efetividade da proteção conferida. Parte da doutrina entende que a falta de uma definição clara de quem são esses migrantes é um dos principais fatores de resistência da comunidade internacional em regulamentar o assunto. No entanto, não se pode falar em uma ausência total de proteção jurídica a esses migrantes forçados, uma vez que o ordenamento jurídico internacional contém diversos instrumentos normativos para a proteção da pessoa humana, atribuindo responsabilidades aos Estados. A situação de crise ambiental que o planeta se encontra exige ações concretas globais e locais em que se destaca a importância do papel do Estado na institucionalização das ações sem as quais não será possível o reconhecimento formal dessa nova realidade. Palavras-chaves: Deslocamentos Humanos Forçados; Convenção de Genebra; Proteção da Pessoa Humana; Responsabilidade. | - |
| Formato: dc.format | 29 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Refugiados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direito ambiental | - |
| Título: dc.title | Refugiados ambientais e a responsabilidade compartilhada dos estados para a efetividade do sistema internacional de proteção da pessoa humana | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: