Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Marisa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54764 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54764 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Andréa Ceccatto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo tem como objetivo, analisar como a indisciplina, o desinteresse dos alunos e a pressão diária de sala de aula afetam o trabalho e a saúde do professor. Sendo elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo em uma escola da rede estadual de ensino do Estado do Paraná localizada na cidade de Pato Branco/PR no ano de 2016. Para isso foram entrevistados professores desta, no intuito de investigar como os professores se sentem frente a esses desafios na sociedade atual. É muito importante que se investigue as causas e as consequências que o desinteresse e a indisciplina provocam no ambiente escolar, bem como, no trabalho do professor para que se busquem estratégias de superação. Esta pesquisa visa contribuir para a aprendizagem e do mesmo modo, ampliar o conhecimento sobre o tema, já que este tem afetado diretamente o cotidiano escolar, acredita-se também, que o mesmo tenha um reflexo nos números (aprovação, reprovação, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB, evasão) que tanto preocupam educadores de nosso estado. O estudo deixou claro, ao mesmo tempo, o quanto a profissão docente é desafiadora e importante, o que permite afirmar que as transformações necessárias para que a escola cumpra seu papel depende do comprometimento de todos os segmentos que dela fazem parte | - |
Formato: dc.format | 14 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Título: dc.title | Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: