Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar

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Autor(es): dc.contributorCeccatto, Andréa de Paula, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorViana, Mariangela Betineli de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:05:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:05:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54762-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54762-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Andréa Ceccatto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo apresenta um estudo sobre o papel do Coordenador Pedagógico frente à avaliação escolar. A avaliação formativa está prevista nos documentos oficiais das instituições de ensino da rede estadual, conforme a Lei de Diretrizes e Base (LDB). Orientar o trabalho do Coordenador Pedagógico sobre o seu papel frente à avaliação escolar, discutir e dialogar com a comunidade escolar sobre a avaliação, mudar a forma como a avaliação ainda é vista por alguns professores nas escolas superando a forma de classificar e verificar, compreender como uma forma de coletar, analisar e sintetizar dados e entender a avaliação como diagnóstica, processual e contínua. A avaliação deve ser baseada em critérios e objetivos de forma ampla e contínua, ao ser realizada deve ser de tal forma que se proponha a observar os educandos como sujeitos de uma classe social, histórica e cultural, através de um diagnóstico, devendo ser processual e contínua, para auxiliar o aluno nas dificuldades que o professor diagnosticar. É importante que o Coordenador Pedagógico propicie na escola momentos de discussões sobre a avaliação, envolvendo toda a comunidade escolar, constituindo um trabalho pedagógico eficaz para a formação dos alunos-
Formato: dc.format12 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de base-
Título: dc.titlePapel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar-
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