Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Patricia Celli da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54760 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54760 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Ademir Pinhelli Mendes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho propõe-se a investigar a influência das políticas de avaliação externa da Educação Básica, SAEB/PROVINHA BRASIL no interior da escola, e sua relação com as práticas pedagógicas das séries iniciais do Ensino Fundamental e pré II na Educação Infantil. Para tanto, abordamos, políticas publicas de universalização da pré-escola, avaliação externa, e o conceito de currículo, de infâncias, de cultura da escolar, na perspectiva de autores da área da educação bem como, buscamos contribuições quanto às representações que, professores das series iniciais do ensino fundamental e do pré da educação infantil, pedagogos e gestores, evidenciam no contexto escolar. A pesquisa foi realizada junto a Escolas Municipais de Curitiba, que ofertam educação infantil, integral e regular. Evidenciando implicações da presença das avaliações externas, na justificativa pela conformação de currículos, na cultura escolar, nos espaços de infância, concepção de criança o que influencia diretamente no universo da Educação infantil em contextos escolares, que são ainda territórios de disputa, entre diferentes visões de educação. Sendo apontados os espaços de formação como apoio as reflexões e a integração entre EF e EI como componente importante para disparar a reflexão sobre a cultura escolar e os tempos de infâncias na escola | - |
Formato: dc.format | 22 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de base | - |
Título: dc.title | A influência das políticas de avsaliação externa da educação básica nas práticas pedagógicas de pré e séries iniciais do ensino fundamental no interior da escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: