Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Knaut, Michelle Souza Julio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Cabral, Patrícia C. Jele (Patrícia do Carmo Jele) | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:38:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:38:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54758 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54758 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Michelle Souza Julio Knaut | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O estudo das habilidades sociais vem ao encontro as múltiplas demandas, fruto de práticas de socialização, que refletem em comportamentos esperados da criança. Este estudo teórico tem por objetivo refletir sobre o papel do pedagogo na função de coordenador pedagógico frente aos desafios escolares, bem como as direções que este profissional poderá tomar para trabalhar em parceria com os demais professores, educadores, gestores e alunos. O comportamento habilidoso consiste em resolver problemas, manter conversas, expor e falar de seus próprios sentimentos, admitir erros e aceitar críticas, recusar pedidos inadequados, ser sensível e educado as necessidades alheias, sendo o coordenador pedagógico fundamental nesse ambiente, para que ocorra a integração dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, estabelecendo relações interpessoais de forma saudável, identificando as funções formadora, articuladora e transformadora no ambiente escolar, favorecendo a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos, atuando coletivamente e visualizando os espaços como oportunidades para o desempenho de suas funções e integrando os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, bem como mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do professor e desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenças com o objetivo de ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade. Assim sendo, o papel do coordenador pedagógico é acompanhar os docentes em seu trabalho pedagógico motivando-os, auxiliando-os e estimulando-os a procurar fontes de (in)formação, refletindo sobre sua prática | - |
Formato: dc.format | 27 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Título: dc.title | Habilidades sociais nos anos finais do ensino fundamental e sua repercussão na aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: