Uma forma de ver a indisciplina : concepção de professores dos anos finais do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnaut, Michelle Souza Julio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSobjeiro, Maria Elizete dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:23:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:23:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54756-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54756-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Michelle Souza Julio Knaut-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Quando comecei ir para a escola, um aluno indisciplinado era aquele que conversava, não queria fazer tarefas; por acidente ao jogar bola no pátio quebrava um vidro e raríssima vez aparecia um desse na sala, pois as medidas tomadas eram drásticas. Após advertência verbal, ciência dos pais, o mesmo era transferido, suspenso das aulas por três dias ou mais, ou expulso da escola sem direito a reclamar, por conta disso os índices de evasão escolar eram altíssimos. Mas os tempos mudaram e algumas leis surgiram como a Constituição Federal, Lei n. 8.069/90 de 1990, que diz sobre o direito criança ter acesso à educação, portanto não podem eles ser expulsos da escola ou sofrer qualquer penalidade que o prejudique na aprendizagem e nas avaliações. O Estatuto da Criança e do Adolescente de 2006 defende-os com o direito de falar de dialogar, de expor suas ideias, de se comunicar. Então surge a pergunta: O aluno do meu tempo é o mesmo desta época? O que é considerado indisciplina nos dias de hoje? Como ela acontece? Porque acontece? Você sabe diferenciar Indisciplina de ato infracional? Com este artigo pode-se analisar e refletir o porquê que acontece a indisciplina na escola, pois precisamos saber diferenciar indisciplina de ato infracional; como educadores, devemos incentivar o cumprimento das regras da escola e sala de aula priorizando o diálogo e construção do respeito mútuo; Esta pesquisa foi feita através de leituras referente o tema, questionamentos do que é considerada indisciplina nos dias de hoje; relatos de acontecimentos nos livros de registro da escola do Ensino Fundamental e médio, relatos de professores na hora dos intervalos, nos encontros pedagógicos e hora atividades, experiências vividas em sala de aula como se sentem vendo o colega transgredindo as leis e normas; quais medidas e punições a escola deve adotar.-
Formato: dc.format30 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Título: dc.titleUma forma de ver a indisciplina : concepção de professores dos anos finais do ensino fundamental-
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