Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Knaut, Michelle Souza Julio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Sobjeiro, Maria Elizete dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:23:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:23:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54756 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54756 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Michelle Souza Julio Knaut | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Quando comecei ir para a escola, um aluno indisciplinado era aquele que conversava, não queria fazer tarefas; por acidente ao jogar bola no pátio quebrava um vidro e raríssima vez aparecia um desse na sala, pois as medidas tomadas eram drásticas. Após advertência verbal, ciência dos pais, o mesmo era transferido, suspenso das aulas por três dias ou mais, ou expulso da escola sem direito a reclamar, por conta disso os índices de evasão escolar eram altíssimos. Mas os tempos mudaram e algumas leis surgiram como a Constituição Federal, Lei n. 8.069/90 de 1990, que diz sobre o direito criança ter acesso à educação, portanto não podem eles ser expulsos da escola ou sofrer qualquer penalidade que o prejudique na aprendizagem e nas avaliações. O Estatuto da Criança e do Adolescente de 2006 defende-os com o direito de falar de dialogar, de expor suas ideias, de se comunicar. Então surge a pergunta: O aluno do meu tempo é o mesmo desta época? O que é considerado indisciplina nos dias de hoje? Como ela acontece? Porque acontece? Você sabe diferenciar Indisciplina de ato infracional? Com este artigo pode-se analisar e refletir o porquê que acontece a indisciplina na escola, pois precisamos saber diferenciar indisciplina de ato infracional; como educadores, devemos incentivar o cumprimento das regras da escola e sala de aula priorizando o diálogo e construção do respeito mútuo; Esta pesquisa foi feita através de leituras referente o tema, questionamentos do que é considerada indisciplina nos dias de hoje; relatos de acontecimentos nos livros de registro da escola do Ensino Fundamental e médio, relatos de professores na hora dos intervalos, nos encontros pedagógicos e hora atividades, experiências vividas em sala de aula como se sentem vendo o colega transgredindo as leis e normas; quais medidas e punições a escola deve adotar. | - |
Formato: dc.format | 30 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
Título: dc.title | Uma forma de ver a indisciplina : concepção de professores dos anos finais do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: