
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Adriana Teles de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Silveira, Rafael Amorim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:11:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:11:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54754 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54754 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Adriana Teles de Souza | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A família é a primeira mediadora entre homem e a cultura, ela é a matriz da aprendizagem humana, com significados e práticas culturais próprias que geram modelos de relação interpessoal e da construção individual e coletiva. Os acontecimentos e as experiências familiares propiciam a formação de repertórios comportamentais, de ações e resoluções de problemas com significados universais e particulares. A escolha pelo tema deste projeto se deu através da problemática envolvendo a ausência dos pais na escola. Há um consenso na literatura de que o papel do coordenador pedagógico é desenvolver e articular ações pedagógicas que viabilizem a qualidade no desempenho do processo ensino-aprendizagem. Com a pesquisa nos permitiu concluir, que as vantagens do envolvimento parental na vida escolar dos seus educandos são fundamentais para qualquer um envolvido nesta relação, sejam estes pais, professores, alunos ou comunidade educativa. A escola apresenta-se, agora, como um espaço de troca de experiências significativas resultantes da participação dos docentes, da liderança escolar, da família e da comunidade em que ela se encontra inserida. Através dos resultados estatísticos foi fácil perceber que os pais adquirem uma postura consciente no que diz respeito a sua participação na vida escolar de seu filho. Uma vez que não é suficiente ter apenas a opinião dos pais no que se refere a esta problemática, concluímos que, os alunos que recebem mais apoio por parte da família são aqueles que manifestam um melhor desempenho e aproveitamento escolar. | - |
| Formato: dc.format | 40 p. : il., grafs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lar e escola | - |
| Título: dc.title | A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: