As contribuições da afetividade para a aprendizagem : um estudo voltado para o ensino médio noturno

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnaut, Michelle Souza Julio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorMarques, Marise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:12:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:12:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54751-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54751-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Michelle Souza Julio Knaut-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender as contribuições da afetividade na relação professor e aluno, bem como identificar a opinião dos professores sobre a relação entre afetividade e aprendizagem e a percepção dos alunos sobre o professor quando é manifestada a afetividade em sala de aula. Observou-se na prática como Pedagoga, que os alunos que não possuíam bom relacionamento com determinados professores, tinham baixo rendimento na disciplina ministrada por ele, já que associava a pessoa do professor à disciplina, o que acabava prejudicando a aprendizagem dos alunos. Por esse motivo decidiu-se estudar a relação entre afetividade/professor/aluno. Para tanto se realizou uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Foram elaborados questionários a professores e alunos do Ensino Médio Noturno para o levantamento de dados, cada um com cinco questões, dos quais participaram doze professores e quinze alunos, abordando o tema. Concluiu-se, após análise, que a afetividade é de vital importância para que a aprendizagem ocorra de forma significativa, e que mesmo sem ter noção do conceito mais amplo as atitudes dos professores para com alunos estabelecem laços, através de características como respeito, atenção, dedicação, compreensão e entusiasmo, que se destacam como fatores que promovem uma aprendizagem eficaz conforme apontamentos dos alunos participantes. Além disso, autores como Tassoni (2000), Ferreira e Acioly-Régnier (2010), Sousa e Oliveira (2008) entre outros, com contribuições de Wallon (1978) e Vygotsky (1994) constantes nos trabalhos dos autores pesquisados, muito contribuíram para a compreensão da amplitude do tema, e da comprovação de que a afetividade influência de forma significativa no rendimento escolar.-
Formato: dc.format23 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Título: dc.titleAs contribuições da afetividade para a aprendizagem : um estudo voltado para o ensino médio noturno-
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